Notícias
05/09/2011
Apex-Brasil e Abiarroz serão parceiras em projeto que promoverá a exportação de arroz
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) assinaram, nessa quinta-feira (1° de setembro), durante a 34a Expointer, o primeiro projeto para estruturar um planejamento de exportação de arroz. Neste ano, a Agência e a Associação contarão com cerca de R$ 93 mil para estruturar uma estratégia de promoção comercial, que subsidiará a posterior criação de um Projeto Setorial Integrado (PSI) entre a Apex-Brasil e a Abiarroz.
Os PSIs são executados por meio de parceria entre a Apex-Brasil e associações representativas dos setores econômicos e oferecem uma grande diversidade de ações de promoção comercial visando o fortalecimento dos setores produtivos brasileiros no mercado internacional.
“Um projeto desse tipo, que pode contemplar ações orientadas principalmente para a promoção de exportação, o posicionamento e a construção de imagem, a internacionalização e a inteligência comercial, nos ajudará a promover também a exportação de arroz industrializado e de produtos derivados do arroz (como a matéria-prima de barras de cereais)”, explica o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
Projeto
A estruturação de um PSI tem como premissas a existência de um planejamento estratégico setorial com objetivos específicos; a definição de ações em mercados prioritários conforme metodologia desenvolvida pela Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil; a segmentação e definição de ações que atendam ao perfil das empresas do setor; e a implantação de estrutura adequada para realizar a gestão do Projeto.
A Apex-Brasil já desenvolveu algumas ações em parceria com a Abiarroz, como, por exemplo, as rodadas de negócios realizadas neste ano na Expoarroz. O êxito das rodadas, que geraram cerca de US$ 3,4 milhões em negócios, com perspectiva de mais US$ 5 milhões no curto prazo, levou a Associação a pleitear a realização do PSI com vistas à maior visibilidade do arroz brasileiro no mercado externo. “A parceria com a Apex-Brasil, na nossa percepção, é um importante passo para a consolidação da Abiarroz e para o cumprimento de nossos propósitos de implantar um polo de exportação de arroz no Brasil. A iniciativa busca solucionar grande parte das dificuldades que temos para promover as exportações do setor”, afirmou o presidente da Abiarroz, André Barbosa Barretto.
Na cerimônia realizada nessa quinta-feira na Expointer, o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, destacou o trabalho que já vem sendo feito em parceria com a Abiarroz. “O setor vem aprimorando sua representatividade, e o resultado é que temos um projeto concreto, muito bem estruturado. A assinatura do Acordo na Expointer é apenas o início de um trabalho que será feito nos próximos dois anos para promover o arroz brasileiro e seus derivados no exterior”, explica Bellini.
Sobre a Abiarroz
A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) foi criada em 2009 pelo Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS), Sindicato da Indústria do Arroz no Estado de Santa Catarina (Sindarroz-SC), Sindicato da Indústria de Arroz de Pelotas (Sindapel), Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap), Associação das Indústrias de Beneficiamento de Arroz de Santa Cruz do Rio Pardo (ABASC) e empresas privadas.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é responsável pela promoção das exportações de produtos e serviços brasileiros, pela internacionalização das empresas brasileiras e pela atração de investimentos estrangeiros para o Brasil. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência apoia, atualmente, cerca de 12 mil empresas de 80 setores da economia. Na cooperação internacional, a Apex-Brasil lidera importantes fóruns mundiais e preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (REDIBERO), consolidando o Brasil como referência regional na promoção de exportações e na atração de investimentos estrangeiros diretos.
Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início