Notícias
31/08/2011
Federação sul mato-grossense assina acordo para uso de porto chileno
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MS), Bergson Amarilla, e o subgerente de negócios da empresa portuária da província chilena de Iquique, Hector Marcondes Rojas, assinaram, na última segunda-feira (29/8), um termo de cooperação.

O acordo prevê o envio de dois indicados, empresários ou técnicos, a cada ano para Iquique, onde participarão de um treinamento para conhecer melhor os processos alfandegários e a operação do porto.

Após a assinatura do termo, os empresários locais e chilenos participaram do seminário Aproximando o Brasil da Ásia por meio do Chile. “Esse encontro empresarial foi importante para esclarecer as dúvidas sobre a exportação e importação de produtos por meio do Porto de Iquique. Representou um avanço nas relações de Mato Grosso do Sul com o programa de fomento a exportações chilenas ProChile (Dirección de Promoción de Exportaciones), que nos possibilitará enviar os técnicos e empresários para conhecerem a capacidade de exportação e importação para a Ásia via Iquique”, disse Amarilla.

DISTÂNCIA - Ele destacou ainda que os esclarecimentos sobre a saída para a Ásia, via Iquique, são fundamentais. “Essa rota pode ser um diferencial para as empresas do estado. Já que, via Iquique, conseguimos reduzir o tempo e encontramos um porto bem eficiente em operações logísticas”, disse, referindo-se o encurtamento de até 7 mil quilômetros da distância até o mercado asiático.

Hector Rojas lembrou que ainda faltam quase 80 quilômetros de pavimentação na estrada que vai viabilizar a chegada dos produtos até o porto de Iquique. “Faltam 32 quilômetros de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, até Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e outros 50 quilômetros de Oruro, na Bolívia, até Iquique, no Chile”, disse, prevendo que os dois trechos devem ser concluídos até novembro de 2012.

Durante o seminário, o diretor-regional do ProChile, Ricardo Bonacic Leal, destacou alguns dos principais atrativos da utilização do porto de Iquique. “Temos 20 acordos comerciais com 56 países e acesso preferencial a um mercado com mais de 4,1 bilhões de habitantes, entre outros”, pontuou, completando que todos os segmentos do setor industrial do estado poderiam ser beneficiados com o uso dos portos chilenos.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início