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25/08/2011
Missão à América do Sul começa com US$ 20,5 milhões de negócios em Bogotá
 
• Valor foi estimado pelas empresas participantes da Missão, que começou nesta semana e termina na próxima, com rodadas de negócios na Colômbia, no Peru e no Chile.
• 43 empresas brasileiras participam da Missão

A Missão Empresarial do Brasil à América do Sul foi aberta em Bogotá, Colômbia, nesta terça-feira, 23 de agosto, pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mauricio Borges, e pelo Embaixador do Brasil em Bogotá, Antonino Mena-Gonçalves. Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Apex-Brasil, a Missão tem a participação de 43 empresas brasileiras dos setores de máquinas e equipamentos, casa e construção, moda e saúde e, até o dia 30 de agosto, visitará também Peru e Chile.
Durante a abertura da rodada de negócios da Colômbia, o presidente Mauricio Borges destacou que o mercado colombiano tem crescido e é um importante destino de negócios para as empresas brasileiras – “temos uma classe média crescente no Brasil e também na Colômbia, e isso tem trazido oportunidades para empresas de ambos os países”. O embaixador Mena-Gonçalves disse que eventos como a Missão devem criar uma dinâmica bilateral que gere oportunidades de associação entre as empresas brasileiras e colombianas. “A Colômbia é um pais sofisticado, com nível cultural elevado e de mão de obra qualificada, e isso abre um futuro promissor para as relações com o Brasil”, afirmou.

Negócios

A rodada de negócios realizada em Bogotá resultou em um volume estimado em US$ 20,5 milhões para negócios imediatos e durante os próximos 12 meses. Um exemplo é a Clamper, do setor de eletroeletrônicos. “Já temos um grande cliente na Colômbia e estamos buscando distribuidores e clientes diretos entre empresas de distribuição de energia, telecomunicações, petróleo e gás, além do varejo”, informou a gerente de exportação Ana Carolina Manfredi. “Temos grandes perspectivas de fechar contrato com uma empresa de engenharia colombiana que atende o setor elétrico, que poderá movimentar US$ 150 mil por ano”, completou.
Para a Metal Work Pneumatic, a etapa da Colômbia pode ser o início de um negócio de US$ 400 mil ao ano. A empresa é uma exportadora iniciante, que já vende seus equipamentos pneumáticos para indústrias de países como Argentina e Paraguai. “Fizemos um contato excelente com um distribuidor muito qualificado, e a tendência é de fecharmos a negociação nos próximos meses”, informou o engenheiro Eduardo Luiz Braun.
Já a Atech, do setor de tecnologia da informação, negocia com o governo colombiano o fornecimento de sistemas de controle de tráfego aéreo e serviços de documentação, treinamento e assistência técnica, entre outros. “O governo colombiano está abrindo licitações para cinco novos centros de controle de tráfego aéreo em aeroportos do país, e vamos participar”, informou o diretor para mercados internacionais da Atech, Fernando Cariello. “Cada centro pode significar um negócio entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões”, completou. A empresa é a única do gênero no Brasil e fornece seus serviços a todos os centros de controle aéreo do país. Também atua nos Estados Unidos, na Venezuela, em Aruba e no Peru.
A empresária Beatriz Willhelm, da Bia Brazil Fitness, espera estabelecer um representante para Bogotá e Medellín, com previsão de um faturamento mensal de US$ 125 mil. A empresa de moda para esporte já exporta para 51 países e está consolidando a marca na Colômbia. “Já tínhamos um distribuidor no país, mas queremos entrar mais forte com a marca que já é muito conhecida em diversos mercados”, informa Beatriz, que já participou de várias ações organizadas pela Apex-Brasil, como as missões empresariais, feiras e o Projeto Fórmula Indy.

Intercâmbio comercial

A América do Sul é o terceiro destino das exportações brasileiras. Dos US$ 202 bilhões exportados pelo Brasil em 2010, 18,4% (US$ 37,2 bilhões) foram para a América do Sul, com mais de 60% em produtos de maior valor agregado, como: automóveis e ônibus, peças para veículos, máquinas e equipamentos, aparelhos de telefonia e produtos farmacêuticos.
A Colômbia é o quinto principal destino das exportações brasileiras na região, com 5,9% do total registrado em 2010, quando a corrente de comércio entre Brasil e Colômbia ficou em US$ 3,2 bilhões – exportações brasileiras de US$ 2,2 bilhões e importações de US$ 1 bilhão. Entre os principais produtos exportados do Brasil para a Colômbia, estão automóveis, motores, propileno, alumínio, milho e açúcar. Entre os produtos importados, estão derivados de carvão, pneus e lâminas de ferro.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
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