Notícias
23/08/2011
Comércio exterior é tema de workshop na federação fluminenese
 
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) realizam nesta terça-feira, 23 de agosto, às 14h00, o workshop Assessoria Aduaneira, Regime de Origem e Performance Exportadora. O evento ocorre na sede da FIRJAN e tratará das relações entre regimes de origem, acordos internacionais de comércio e competitividade internacional e como otimizar a interação entre exportadores e o setor de assessoria aduaneira. O workshop será apresentado pelo consultor Sergio Pereira.
Será abordado o tema Sistema COD Brasil (Certificado de Origem Digital) para emissão de certificado de origem on line. O sistema foi implantado pela CNI e, por meio dos Centros Internacionais de Negócios de todo país, é disponibilizado a empresas exportadoras para desburocratizar o processo de emissão dos Certificados de Origem, proporcionando agilidade e segurança.
O certificado é o documento utilizado para comprovar a origem da mercadoria e facilitar a concessão de benefícios fiscais - isenção parcial ou total do imposto de importação nos países com que o Brasil tem acordos comerciais para garantir o acesso preferencial das mercadorias e a competitividade do produto no mercado externo.
O documento é indispensável para subsidiar operações e negócios legais. Isso porque se o país importador solicitar a qualquer momento comprovação das informações contidas no documento, e não forem legais, a empresa exportadora será punida.
Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 2563-4600 ou cin@firjan.org.br

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início