Notícias
22/08/2011
Apex-Brasil promove projetos de exportação de agronegócios na Expointer (RS)
 
Durante a feira agropecuária, a Agência assinará projetos para ampliar a exportação de carnes e definir um planejamento para o setor de arroz. A Apex-Brasil também apresentará os resultados de ações realizadas no Rio Grande do Sul.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participa da 34ª edição da Expointer, considerada a maior feira agropecuária da América Latina, que será realizada em Esteio (RS), no período de 27 de agosto a 4 de setembro. A Agência terá um estande no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil e, durante os nove dias do evento, concentrará no local ações de promoção de produtos e de apresentação dos resultados de projetos desenvolvidos pela Agência em parceria com entidades empresariais ligadas ao agronegócio.
A Apex-Brasil realizará atividades nos sete dos nove dias de evento com as entidades do setor de Agronegócios. “O Brasil vem ganhando espaço no comércio internacional de alimentos com produtos de alto padrão de qualidade, que geram maior valor agregado e possibilitam maior rentabilidade ao exportador. A Apex-Brasil, em parceria com as entidades empresarias, vem contribuindo para o aumento das exportações do setor por meio de vinte projetos que estimulam o desenvolvimento de produtos mais competitivos ”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges.
Projeto Pecuária do Brasil
A programação da Apex-Brasil começa no sábado (27/8), às 12h, com a assinatura entre a Agência e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) do Termo Aditivo do Projeto de Promoção das Exportações de Carne Bovina – Brazilian Beef, no valor de aproximadamente R$ 3 milhões. O recurso será utilizado no lançamento do projeto “Pecuária do Brasil”, um plano de comunicação e gestão de imagem, que irá construir uma nova narrativa para o setor, apresentando as melhores práticas e as histórias de sucesso da pecuária e da indústria da carne bovina brasileira. A Apex-Brasil e a ABIEC devem investir outros R$ 4,9 milhões nos próximos dois anos para ampliar a participação brasileira no mercado mundial de carne bovina. A expectativa é de que as empresas participantes do projeto exportem mais de US$ 15 milhões até 2012.
Genética Bovina
No domingo (28/8), às 11h30, serão apresentados os resultados e oportunidades de negócios de exportação do Projeto de Promoção Comercial Internacional de Genética das Raças Hereford e Braford (Projeto Brazilian Hereforf e Braford). A Apex-Brasil e a ABHB investem outros R$ 1,7 milhão até 2012 para promover as exportações da genética das raças Hereford e Braford em oito mercados internacionais prioritários.
Estímulo para exportação de aves
A assinatura do Termo Aditivo do Projeto de Promoção das Exportações de Carne de Frango entre a Apex-Brasil e a União Brasileira de Avicultura (UBABEF) será na segunda-feira (29/8), às 11h. O documento será assinado para um aporte adicional por parte da Apex-Brasil de R$ 150 mil, que serão utilizados para combater um processo de dumping que a África do Sul está movendo contra o Brasil. O Projeto Brazilian Chicken, receberá de 2010 a 2012 outros R$4,8 milhões para estímulo às exportações. Em 2010, a África do Sul importou do Brasil 180 mil toneladas de carne de frango com um valor aproximado de US$ 300 milhões.
Vinho verde e amarelo
Os sete anos de parceira da Apex-Brasil com o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) na promoção do vinho brasileiro no mercado externo serão comemorados na quarta-feira (31/8), às 11h, com a apresentação do balanço das ações desenvolvidas no Projeto Wines of Brazil. As vinícolas brasileiras integrantes do projeto exportaram US$ 1,2 milhão no primeiro semestre deste ano, um resultado 40,7% superior ao alcançado no mesmo período de 2010, quando foram faturados US$ 853,4 mil.
Estratégia para o arroz
A programação da Apex-Brasil inclui, ainda, a assinatura do primeiro projeto para estruturar um planejamento de exportação de arroz. A Agência e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) realizam uma cerimônia para assinatura do documento na quinta-feira (1/9), às 11h. Nesse primeiro ano, a Agência e a Associação terão cerca de R$ 70 mil para planejar a estratégia de promoção comercial.
Aprendendo a exportar
Na sexta-feira (2/9), às 11h, a Agência apresenta os resultados do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) no estado do Rio Grande do Sul. O PEIEX é um projeto de capacitação para empresas com potencial de exportação. O objetivo é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, qualificando e ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior. A Apex-Brasil recebeu o prêmio de melhor agência de promoção comercial do mundo, entre os países em desenvolvimento graças a esse programa. O prêmio TPO Network Awards foi concedido pelo International Trade Centre (ITC), agência da Organização das Nações Unidas responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações. A Apex-Brasil concorreu com 11 países.
Concurso de mel
No sábado (3/9), será realizado um concurso para a eleição do melhor mel do Brasil. O resultado será apresentado no estande da Agência às 16h. O público terá a oportunidade de conhecer e degustar os produtos vencedores. O público e os jornalistas terão a oportunidade de conhecer e degustar os produtos vencedores. Esses produtos que vão participar do stand do Projeto Honey from Brasil na feira internacional APIMONDIA 2011, que será realizada entre os dias 21 e 25 de setembro em Buenos Aires, Argentina.
Sobre a Expointer
Reconhecida como a maior feira de agronegócios da América Latina e uma das maiores do mundo, a edição de 2010 da Expointer teve a participação de três mil expositores e público de 561 mil pessoas. Participaram das mostras 4.316 animais representando mais de 150 raças. Foram realizados, ainda, mais de 390 eventos, entre palestras e seminários.
Serviço
Apex-Brasil na 34a Expointer
Data: 27/8/2011 a 3/9/2011
Local: Estande da Apex-Brasil na Expointer – Pavilhão Internacional
Parque de Exposições Assis Brasil (Esteio-RS)
Fonte: APEX
Voltar - Início