Notícias
18/08/2011
Entraves prejudicam setor portuário brasileiro
 
Em um encontro realizado em Itajaí, onde foram discutidos aspectos do transporte marítimo brasileiro, o diretorsuperintentende da Aliança Navegação e Logística e da Hamburg-Süd, Julian Thomas, apontou problemas como o alto custo do combustível e a falta de espaço nos portos brasileiros. Segundo ele, a demora decorrente do tempo em que navios da empresa ficam parados nos portos, por exemplo, gera à Hamburg-Süd um prejuízo de U$ 118 milhões.
Thomas acredita, no entanto, que a curto prazo, é preciso planejamento, licitações para áreas alfandegárias, aumento do número de fiscais e portos 24 horas. No que diz respeito a um prazo maior, para ele, é necessário que sejam realizadas licitações de novos terminais, implantação de processos para a liberação de navios antes que cheguem aos portos e estudos logísticos.
Durante o encontro, conduzido pelo executivo, esteve presente a diretoria do Porto Itapoá, que, nos primeiros dias de operação, ultrapassou a marca de 12 mil Teus movimentados em seu terminal. A diretoria do complexo, inclusive, já pensa em melhorias para criar condições melhores no complexo como, por exemplo, sua ampliação para que possa atender, aproximadamente, 2 milhões de Teus por ano. Atualmente, a principal meta do terminal é a conclusão dos acessos rodoviários, como, por exemplo, a conclusão da SC-415, de responsabilidade do Governo do Estado de Santa Catarina, e que deve estar totalmente concluída até o fim de 2011.
Fonte: Guia Marítimo
Voltar - Início