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11/08/2011
Mercado automotivo dos Emirados cresce 20%
 
Comercialização de veículos movimentou US$ 11 bilhões em 2010. Este ano o crescimento será menor. Catástrofe japonesa prejudicou fornecimento, mas importações dos EUA avançam.
Da redação - São Paulo - O mercado automobilístico dos Emirados Árabes Unidos movimentou US$ 11,1 bilhões em 2010, um crescimento de 19,7% em comparação com o ano anterior, quando o volume foi de US$ 9,2 bilhões. A informação consta de um estudo realizado pelo Ministério do Comércio Exterior do país e foi divulgada pelo site de notícias Arabian Business.
O principal fornecedor de veículos aos Emirados foi o Japão. O país asiático vendeu o equivalente a US$ 7,3 bilhões, ou 46% do total importado. O volume, no entanto, deve cair este ano em virtude do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão em março, reduzindo drasticamente a produção da indústria japonesa.
Dados do mercado japonês mostram isso. Segundo o relatório, as vendas da Toyota tiveram queda de 46% após o tsunami. A porcentagem não inclui a Lexus, marca de luxo da montadora nipônica. As também japonesas Nissan e Honda venderam 38% e 25% menos, respectivamente. No geral, a comercialização de veículos novos no Japão caiu 37% após a tragédia de março.
O Ministério do Comércio Exterior dos Emirados prevê que as vendas de veículos no país devem crescer cerca de 8% ao ano durante os próximos quatro anos. As revoltas no mundo árabe, o menor volume de produção no Japão e as regras mais severas para a concessão de crédito nos Emirados devem contribuir para essa taxa de crescimento, considerada baixa pelos padrões locais. O país é o segundo maior mercado da região do Golfo, com mais de 238 mil automóveis zero quilômetro vendidos em 2010.
Cerca de 1,2 milhão de carros devem ser vendidos em 2011 nos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco formado por Kuwait, Omã, Arábia Saudita, Bahrein, Catar e Emirados. O volume, se confirmado, vai representar um aumento de 4,5% em relação ao ano passado, mas é inferior ao crescimento de 12,2% previsto pela consultoria norte-americana IHS Automotive antes do desastre no Japão.
De acordo com a IHS, as vendas de carros zero no GCC cresceram 12,5% em 2010 e foram vendidas 1,1 milhão de unidades. As marcas japonesas respondem por cerca de 60% do mercado da região, segundo a consultoria.
Ainda segundo o Arabian Business, a General Motors anunciou nesta quarta-feira (10) que vendeu 12.863 veículos no Oriente Médio em julho deste ano. O volume é 25% superior ao registrado no mesmo mês de 2010 e compreende todas as marcas comercializadas pela GM na região: Chevrolet, GMC e Cadillac.
No primeiro semestre, a Ford exportou 63% mais veículos aos países do GCC do que no mesmo período de 2010. Os modelos da montadora cujas vendas mais cresceram foram o Taurus, Fusion e Mustang, bem como picapes e utilitários esportivos (SUVs).
Fonte: Agência Brasil-Árabe
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