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05/08/2011
Encomex empresarial ajuda empresários baianos a aprender a exportar
 
Durante os dois dias do Encomex, mais de 1.300 pessoas passaram pelo Centro de Convenções de Salvador para participar de palestras, oficinas, mesas redondas, e conversar com especialistas em comércio exterior.

Ivana Batista, dona de uma empresa de cosméticos localizada na região metropolitana de Salvador, trouxe seus produtos para o showroom que reuniu 22 empresas baianas. Para Ivana, a facilidade de acesso a informações foi uma das principais vantagens do Encontro de Comércio Exterior organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

“Para entrar no mercado externo é preciso estar bem preparado. Nós, que somos pequenos, muitas vezes não sabemos onde encontrar orientações. Já tivemos oportunidade de exportar, mas não estávamos preparados”, concluiu.

Para facilitar a troca de informações, durante o Encomex os expositores tiveram acesso direto aos órgãos que atuam no comércio exterior brasileiro, como Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); além de Sebrae, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Federação das Indústrias da Bahia e Governo do Estado da Bahia.

Participaram do showroom, empresas com diferentes níveis de experiência em exportação. Mas todas tinham em comum, a certeza da importância do diferencial competitivo. Um exemplo é o café gourmet fabricado pela família de Bianica Araújo, na Chapada Diamantina. O produto diferenciado já faz sucesso no Brasil, onde é vendido para cafeterias especializadas.

Para Bianica, a experiência de participar do Encomex será importante para a empresa dar novos passos rumo ao mercado externo. “Foi excelente. Os contatos que nós tivemos foram fundamentais, até porque somos pequenos produtores. Acredito que o Encomex abrirá caminhos”, disse.

Troca de experiências

Os empresários da Bahia tiveram contato também com grandes empresas exportadoras de carne, de motores e de eletrodomésticos, que foram convidadas a participar das palestras que lotaram o auditório principal. Executivos de grandes empresas que investem em inovação também falaram de suas experiências no mercado internacional.

Especialistas em comércio exterior também foram convidados para orientar e tirar dúvidas dos empresários. Carlos Nunez, que tem uma fábrica de óculos para crianças, acredita que a participação no Encomex vai ajudar a empresa a vender mais para o Mercosul. Fabiana Magalhães, responsável pelo setor comercial de uma empresa de brindes promocionais, está confiante que, com as dicas do Encomex, a empresa conseguirá exportar pela primeira vez.

Roberto Dantas, diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (Depla) do MDIC, avalia que a mudança de formato do Encomex, agora em versão Empresarial, privilegiando o atendimento às empresas, cumpriu seu papel. “O Encomex favorece a interação entre gestores e empresários. Todos ganham”, concluiu. Os próximos encontros serão realizados em Porto Velho(RO) nos dias 15 e 16 de setembro e em Curitiba(PR) de 1 a 2 de dezembro.

Para saber mais sobre o Encomex Empresarial, acesse: www.encomex.mdic.gov.br

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC,
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