Notícias
04/08/2011
Apex-Brasil promove encontros com especialistas em mercados internacionais durante o Encomex Empresarial
 
Começou, nesta quarta-feira (3), em Salvador (BA), a primeira edição do Encontro de Comércio Exterior no formato Empresarial (Encomex Empresarial). O evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e apoiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi aberto pelo governador da Bahia, Jacques Wagner, que destacou a importância da iniciativa para alavancar as exportações do estado. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a do presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

Nesta edição do Encomex Empresarial, a Apex-Brasil promove encontros de empresários com especialistas em mercados internacionais, que são as comerciais exportadoras/tradings integrantes do Projeto Brasil Trade, criado pela Apex-Brasil em 2008. A secretária de comércio exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, ressalta a importância dessa ação. “As empresas baianas têm muitas oportunidades a serem exploradas. O pequeno empresário que não deseja exportar diretamente pode buscar o mercado externo por meio das comerciais exportadoras e tradings”, disse.

O presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, destacou a importância do evento para a empresa que busca mercados em outros países. “O Encomex é uma oportunidade para que o pequeno empresário conheça os produtos e serviços disponibilizados pelas comerciais exportadoras, permitindo a inserção da sua empresa no comércio exterior”, declarou.

A maioria das tradings participantes do encontro atua em diversos setores. É o caso da Ceará Trade Brasil, fundada em 2007. Com representantes em vários países, a companhia integra o Projeto Brasil Trade desde o início. “A grande virtude desse Projeto é desmitificar o papel do comércio exterior para os produtores e mostrar como nós podemos ajudá-los nessa conquista de mercados internacionais”, explica Roberto Marinho, diretor da Ceará Trade Brasil, que participa do Encomex pela segunda vez.

Luca Allegro, consultor-diretor da Natural Trade, da Bahia, está em sua primeira participação em um Encomex e acredita que as rodadas podem ajudar a apresentar ao pequeno empresário oportunidades no comércio exterior. “Nossa empresa pode prover valiosas informações ao empresário sobre o que é preciso fazer com o seu produto para que conquiste algum mercado fora do país. Esse papel de consultoria é muito importante como parceria, para que o pequeno empresário se concentre no que faz de melhor, que é o desenvolvimento de seu produto”, explica.

Palestras e mesas-redondas

Na programação do Encomex, estão previstas palestras e mesas-redondas para tratar dos principais temas relacionados ao comércio exterior. Hoje, uma dessas atividades foi conduzida pela secretária de comércio exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, sobre o tema "O Brasil no Mercado Mundial”.
Nesta quinta-feira (4), a palestra-âncora será apresentada pelo secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho, e terá como tema "É Possível Exportar a Qualquer Câmbio?”. A programação segue com mesas-redondas sobre os assuntos: "Inovação como Diferencial Competitivo no Comércio Internacional” e "Agronegócio e Cooperativismo”.

Balcão de atendimento do MDIC

A programação do Encomex inclui, ainda, um balcão de atendimento onde os empresários podem contar com a ajuda de técnicos do MDIC para esclarecer dúvidas sobre casos específicos de operações de importações, drawback e cotas e sobre o Novoex (sistema de dados para registros de exportação).

O Encomex Empresarial, que termina nesta quinta-feira (4), está reunindo mais de mil pessoas no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento tem como objetivos incentivar a diversificação da pauta exportadora brasileira, com maior participação dos produtos de alto valor agregado, e aumentar a representatividade de pequenas e médias empresas nas vendas externas.

Para organizar o Encomex Empresarial, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC contou com a parceria da Apex-Brasil, do Governo do Estado da Bahia ( por meio da Casa Civil e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – SICM), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Sebrae, do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início