Notícias
03/08/2011
Federação sul mato-grossense promoverá workshop sobre assessoria aduaneira
 
O Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MS) vão promover gratuitamente nesta quarta-feira, 3 de agosto, às 14h00, na Incubadora Sindical de Campo Grade, o 1° Workshop Assessoria Aduaneira, Regime de Origem e Performance Exportadora. Segundo o coordenador do CIN, Fábio Fonseca, o evento tem por finalidade estimular a interação entre exportadores e o setor de assessoria aduaneira e discutir relações entre regimes de origem e acordos internacionais de comércio e competitividade internacional.
A apresentação será feita pelo especialista Sérgio Pereira, sócio da empresa Ankon Educação Executiva Internacional. Entre outros assuntos, ele explicará que a internacionalização não pode ser confundida com exportação porque uma empresa tem que investir em algo que gere valor no exterior para ser considerada internacionalizada. Isso pode ser uma unidade produtiva, um centro de distribuição ou um escritório de vendas.
O coordenador do CIN explicou que o encontro representa uma oportunidade para o aperfeiçoamento das relações entre exportadores e o setor de assessoria aduaneira. “Também vamos apresentar o Sistema Certificado de Origem Digital (COD) Brasil para emissão de certificados de origem online’, disse, acrescentando que desde 1° de julho passado, a Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, estabeleceu a obrigatoriedade da implantação do sistema para que empresas exportadoras emitam os certificados de origem.
Fonseca disse que o novo COD é baseado na plataforma web acessada a partir de qualquer ponto de computador conectado, o que permite a integração digital entre as entidades emissoras e as empresas exportadoras, além de eliminar o tráfego de papéis entre os países e instituições signatárias.
“É um documento que comprova a nacionalidade do produto e é necessário para o exportador obter os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com outros países”, detalhou, pontuando que, além de evitar erros, reduzir custos e dá mais segurança ao exportador. O serviço permite que o tempo médio de emissão seja reduzido de dois dias para 15 minutos.
Mais informações e inscrições pelos telefones (67) 3344-2112, 3389-9120 ou comercioexterior@fiems.org.br

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início