Notícias
03/08/2011
Missão empresarial brasileira se encontra com principais representantes da indústria sucroalcooleira da Colômbia
 
Evento desta tarde contou com todos os 13 engenhos de açúcar do Valle do Rio Cauca, a principal região produtora do país, além de ter representantes de quatro entidades de classe do setor

A Missão Empresarial do Projeto “Brazil Sugarcane Bioenergy Solution” teve início hoje, 2/8, em Cali (Colômbia). A ação é realizada pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e segue até quinta-feira, dia 4.
O evento de abertura da Missão contou com a participação dos 13 engenhos de açúcar do Valle do Rio Cauca, a principal região produtora do país, além de representantes de quatro instituições ligadas ao setor - Centro de Pesquisa da Cana-de-açúcar da Colômbia (Cenicana), Associação dos Provedores e Produtores de Cana (Procana Colômbia), Associação dos Engenhos e Produtores de Cana-de-açúcar da Colômbia (Asocana) e Associação Colombiana dos Pesquisadores de Cana-de-açúcar (Tecnicana).
Também participaram empresários colombianos e de países vizinhos como Venezuela, Peru e Costa Rica. O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Estratégico do Apla, José Antonio de Godoy, e teve uma apresentação sobre tecnologia para aproveitamento da vinhaça feita pelo diretor técnico do Apla, Henrique Amorin. Também participou da abertura o presidente da Tecnicana, engenheiro Camilo Isaacs. Após a solenidade, começaram as rodadas de negócios com as 27 empresas brasileiras participantes da missão empresarial.
Responsável pela agendas das rodadas de negócio, Maria Fernanda Escobar, diretora da Tecnicana, lembra que nos próximos dois dias, os associados ao Apla terão reuniões com representantes dos 13 engenhos de açúcar do Valle do Rio Cauca, e com fabricantes de bebidas, produtores rurais, prestadores de serviço e outros empresários do setor sucroalcooleiro.
HISTÓRICO – É a terceira missão empresarial do Apla à Colômbia, a primeira foi no primeiro semestre de 2007. Assim como diversos sul-americanos, a Colômbia aprovou em 2010 um novo marco regulatório que determina a adição de 85% de etanol à gasolina a partir de 2012 e, para isso, os engenhos, atualmente voltados à produção de açúcar, precisam se modernizar para produzir etanol e outros biocombustíveis.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início