Notícias
02/08/2011
Paim registra preocupação de empresários gaúchos com a concorrência chinesa via Mercosul
 
O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou em Plenário nesta segunda-feira (1°) a preocupação dos empresários gaúchos com a concorrência dos produtos importados, especialmente os chineses, comercializados no âmbito do Mercosul.Durante o recesso Paim visitou as cidades de Guaporé e Caxias do Sul, onde ouviu reivindicações de diversos setores.

Ele citou dados das exportações brasileiras que apontam os países do bloco como nossos principais clientes, sendo 23% de nossas exportações destinadas à Argentina, Paraguai e Uruguai, seguido por Chile 15,9% e Estados Unidos, 10,7%, México, 6,6%, África do Sul, 6,2% e Holanda 4,2%. Já as importações, salientou, são dominadas pela China, com 24,7%, seguida pela Itália, 12,8% Estados Unidos, 10,1%, Argentina, 6,2%, Taiwan, 3,6%, Suécia, 3,1% e Chile, 3%.

- Os empresários reivindicam uma concorrência mais equilibrada. Eles estão preocupados com a triangulação representada pelos produtos do Mercosul e aqueles vindos da China - observou o parlamentar, que irá integrar o Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Fonte: Agência Senado
Voltar - Início