Notícias
02/08/2011
Encomex Empresarial já tem 1.131 inscritos
 
Um público de 1.131 pessoas já se inscreveu para participar do Encomex Empresarial, que será realizado entre os dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o primeiro dia do evento.

Esta será a primeira edição dos Encontros de Comércio Exterior (Encomex) com novo formato. A agregação do termo ‘Empresarial’ foi uma decisão tomada em conjunto com os patrocinadores e demais parceiros para enfatizar que o pequeno e o médio empresário são o público alvo e que a programação está sendo construída para atender às necessidades deste segmento.

Os principais objetivos do evento são incentivar a diversificação da pauta exportadora, com maior participação dos produtos de alto valor agregado, e aumentar a representatividade de pequenas e médias empresas nas vendas externas. Na nova versão, o encontro pretende contribuir para dar maior suporte às empresas no alcance dessas metas.

A solenidade de abertura, a partir das 9h do dia 3 de agosto, contará com a participação do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, e da secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres.

Também estarão presentes o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mauricio Borges, e o diretor superintendente do Sebrae-BA, Edival Passos, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste. A solenidade será aberta à imprensa.

Palestras e Mesas Redondas

Na programação, haverá palestras e mesas redondas para tratar dos principais temas relacionados ao comércio exterior. No primeiro dia, o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, profere palestra-âncora com o tema ‘O Cenário Econômico Internacional’. Na sequência, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, participa de mesa redonda sobre ‘O Brasil no Mercado Mundial’.

No segundo dia, a palestra-âncora será apresentada pelo secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho, com o tema ‘É Possível Exportar a Qualquer Câmbio?’. A programação segue com mesas redondas sobre os assuntos: ‘Inovação como Diferencial Competitivo no Comércio Internacional’ e ‘Agronegócio e Cooperativismo’.

Balcão de Atendimento do MDIC

Um dos destaques da programação do Encomex será o balcão de atendimentos onde os empresários poderão contar com a ajuda de técnicos do MDIC para esclarecer dúvidas sobre casos específicos de operações de importações, drawback, cotas e do Novoex (sistema de dados para registros de exportação).

Os atendimentos serão limitados a dez por assunto, respeitada a ordem de inscrição, com tempo máximo de trinta minutos. Para agendar os atendimentos, os empresários que já se inscreveram no evento devem preencher formulário e encaminhar para o e-mail: encomex@mdic.gov.br.

A programação ainda terá Encontros com Especialistas, organizado pela Apex-Brasil (Rodada das Tradings), com Showroom de Empresas Exportadoras, além de atendimento aos empresários nos estandes dos bancos parceiros.

Para organização do Encomex Empresarial, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Governo do Estado da Bahia, por meio da Casa Civil e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Sebrae, do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e da Caixa Econômica

Para fazer as inscrições e saber mais sobre o Encomex Empresarial, acesse: www.encomex.mdic.gov.br

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Voltar - Início