Notícias
29/07/2011
SUPRG avalia Plano de Ação para escoamento da Safra de Soja 2011
 
Estiveram presentes os representantes dos órgãos de segurança e fiscalização e dos terminais privados envolvidos no processo de logística da safra. Com a expectativa de que esta seria uma safra recorde, o Plano de Ação foi lançado em março.

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) realizou, na manhã desta quinta-feira (28), uma reunião para avaliar o Plano de Ação da Safra 2011. Estiveram presentes os representantes dos órgãos de segurança e fiscalização e dos terminais privados envolvidos no processo de logística da safra. Com a expectativa de que esta seria uma safra recorde, foi lançado em março o Plano de Ação para o escoamento de grãos pelo Porto do Rio Grande.
O objetivo da reunião de hoje foi apresentar os resultados das medidas tomadas para garantir a segurança e agilidade durante o período de pico da safra. Conforme o Diretor Técnico do Porto, Luiz Laurino, os levantamentos feitos pelo Setor de Estatística da Suprg mostraram que 6.634.373 milhões de toneladas já foram exportados neste ano pelo porto. Nestes dados estão inclusos farelo de soja, óleo de soja e soja em grão. Já para importação foram contabilizadas 245.890 mil toneladas de grãos. Destes números, o percentual de cada modal utilizado foi de 10% hidrovia, 25% ferrovia e 65% rodovia.
Segundo relatos dos órgãos de segurança e fiscalização, não foram registradas ocorrências de maior gravidade que pudessem causar transtornos e prejudicar o escoamento da safra. A intenção é de que a experiência deste ano sirva como um protótipo do Plano de Ação que será desenvolvido para a safra de 2012. Entre as ações desenvolvidas nesse plano, esteve o agendamento prévio da descarga dos caminhões nos terminais do Porto do Rio Grande. “A safra deste ano pode ser considerada satisfatória em função de não ter registro de nenhum incidente de vulto e ter transcorrido dentro da normalidade esperada visto o grande volume de grãos”, avaliou Laurino.
O Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, destacou a iniciativa de integrar os órgãos envolvidos no processo. “A avaliação que fazemos é extremamente positiva. É claro que não esperávamos a resolução total dos gargalos, mas com rapidez e eficiência conseguimos administrar os problemas recorrentes. O objetivo é melhorar mais para que o sistema tenha autogerência. Além disso, vamos incluir diretamente os caminhoneiros no próximo ano para que eles também participem da discussão sobre o processo”, afirmou.
Ao final da reunião, ficou definido que, em 15 dias, os envolvidos enviarão uma análise do período da safra. Depois, a superintendência irá apresentar em três meses o Plano de Ação para a safra de 2012.
Segundo o diretor superintendente Termasa/Tergrasa/CCGL, Guillermo Dawson, a estimativa é de que ainda sejam exportados esse ano pelo Porto do Rio Grande 4.610.000 milhões de toneladas de grãos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Superintendência do Porto do Rio Grande (Lorena Barros Garibaldi)
Voltar - Início