Notícias
29/07/2011
Associação de exportadores aprova medidas do governo para conter valorização do real
 
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

As medidas cambiais anunciadas ontem (27) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, são positivas, “porque é a primeira vez que se adota alguma coisa contra as causas da valorização do real.” A avaliação foi feita hoje (28) pelo vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

De acordo com ele, as medidas não vão resolver todos os problemas. “Temos que entender que o Brasil faz parte do mundo econômico”, disse, referindo-se à expectativa sobre a questão da dívida norte-americana, cuja definição é esperada para a próxima semana. “Se o problema dos Estados Unidos não for resolvido, infelizmente terá reflexo para o Brasil”.

Apesar disso, Castro considera que as medidas tomadas pelo governo federal estão no caminho certo. “Elas reduzem significativamente a especulação cambial, que é feita a partir do exterior para o Brasil”. Segundo ele, alguns poucos exportadores que fazem operações de hedge (proteção) podem vir a ser tributados. Mesmo que isso ocorra, acrescentou, o ganho que eles devem ter com a desvalorização do real é muito maior do que a tributação.“Mesmo que haja tributação, a empresa continua ganhando”.

De acordo com o vice-presidente da AEB, as medidas não vão alterar as projeções feitas para a balança comercial brasileira este ano. “O Brasil exporta 70% de commodities [produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional]. E elas, hoje, não têm problema algum decorrente da taxa de câmbio”. Os preços dessas produtos se mantêm elevados no exterior e o Brasil “tira proveito da situação”.

O problema, apontou Castro, está nos produtos manufaturados. As medidas cambiais não terão impacto imediato em termos de aumento das exportações, porque esse segmento precisa de um tempo para “produzir, vender e embarcar.”

Pelas projeções da AEB, as exportações brasileiras devem somar US$ 244,56 bilhões este ano, com aumento de 21,1% em comparação aos US$ 201,91 bilhões registrados em 2010. Três commodities (minério de ferro, soja e petróleo) deverão seguir liderando as exportações do país em 2011.

Edição: João Carlos Rodrigues

Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início