Notícias
21/07/2011
BSCA e Apex-Brasil realizam degustação de cafés nacionais na Alemanha
 
Espressos de cafés especiais do Brasil serão servidos ao público da Feira do Livro de Frankfurt, evento mais importante do mercado editorial no mundo.

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em ação conjunta com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), promoverão a degustação dos Cafés do Brasil na 63ª Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurt Book Fair 2011), que será realizada entre 12 e 16 de outubro, na Alemanha.
No estande brasileiro, serão servidos espressos de café especial do país, oferecidos pelos associados da BSCA. Além disso, haverá apresentações de filmes institucionais, elaborados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sobre os Cafés do Brasil, transmitindo ao público a diversidade produtiva e, principalmente, a sustentabilidade ambiental, social e econômica da cafeicultura nacional.

Sobre a feira

Realizada desde 1949, a Feira do Livro de Frankfurt é referência internacional e também o maior mercado mundial de compra e venda de direitos autorais. De acordo com informações disponibilizadas no site do evento (http://www.buchmesse.de/en/fbf/), a Frankfurt Book Fair 2011 contará com mais de 7.000 expositores, vindos de aproximadamente 100 países, e deverá receber um público de 300 mil pessoas, além de 10 mil jornalistas.
Segundo a Câmara Brasileira do Livro, a feira é o evento mais importante do mercado editorial mundial, reunindo livreiros, editores, autores, bibliotecários, distribuidores, educadores, tradutores, ilustradores, jornalistas, designers, artistas gráficos, cineastas e agentes literários de todo o mundo. "O evento representa uma oportunidade ímpar para o profissional da área do livro estabelecer novos contatos, aumentar a carteira de ofertas de suas empresas, descobrir novos negócios, conhecer e discutir as tendências do setor, identificar parceiros para co-produções, apresentar novos produtos e marcar presença", destaca a CBL.

O Brasil e o Café

Maior produtor e exportador mundial do aromático, o Brasil produziu 48,1 milhões de sacas de 60 kg na safra 2010, conforme dados do Governo Federal. Desse volume, aproximadamente 1,5 milhão de sacas se referem a cafés especiais. Os embarques do produto ao exterior totalizaram 33 milhões de sacas, que geraram uma receita, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), da ordem de US$ 5,7 bilhões. O País também é o segundo maior consumidor da bebida no planeta, com o mercado interno tendo absorvido 19,1 milhões de sacas no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início