Notícias
20/07/2011
Senadores vão discutir prejuízos causados por acordos internacionais a produtos brasileiros
 
Em seu retorno aos trabalhos depois do recesso parlamentar, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado promove no dia 4 de agosto, uma quinta-feira, audiência pública para discutir a situação dos acordos internacionais que impactam diretamente nas cadeias produtivas do leite, arroz, trigo, carne e vinho.

A audiência, proposta por requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS), tem o objetivo de debater o que a senadora classifica como "assimetrias" do Mercosul. Enquanto vários países do bloco criam barreiras à importação de produtos brasileiros, o Brasil não costuma criar empecilho ao comércio de produtos da Argentina, por exemplo, que concorrem com os da agroindústria do Rio Grande do Sul. Para Ana Amélia, a postura de livre mercado do país estaria prejudicando produtores nacionais.

Para participar do encontro, foram convidados o ministro de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel; o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Rodrigo Sant"anna Alvim; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli; o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani; e o presidente da Cooperativa Agropecuária & Industrial (Cotrijui), Carlos Domingos Polleto.

A audiência pública está marcada para as 8h30, na Sala 15 da Ala Alexandre Costa.

Fonte: Agência Senado
Voltar - Início