Notícias
18/07/2011
Federação sul mato-grossense defende mais relações comerciais com o Paraguai
 
Na abertura do Seminário de Integração Empresarial Paraguai – Mato Grosso do Sul, realizado nesta sexta-feira, 15 de julho, no Centro Cultural da Embaixada do Brasil, em Assunção, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, defendeu o avanço das relações comerciais com o Paraguai, destacando que a embaixada brasileira é estratégica para esse processo.

“Nossos empresários têm interesse em operar com a Lei de Maquila, que incentiva a instalação de empresas no Paraguai com o recolhimento de um imposto único de 1%. Sempre estivemos prontos para ampliar horizontes porque somos os agentes de processos de expansão da produção, negócios, inovação e tecnologia”, disse.

Longen ressaltou que entre as propostas capazes de remover os entraves que emperram as relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e Paraguai está a criação do Centro Estratégico de Informação, que funcionaria como alicerce para agilidade e produtividade.

Ele também defende o fortalecimento da atuação dos comitês da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul) para descomplicar os trâmites aduaneiros, adoção de um modelo único de marcas e patentes, criação e instalação de escritórios da Zicosul nas estruturas das federações representativas do setor produtivo nos estados e províncias e a criação de um modelo de associação de grupos de empresas e indústrias para eliminar intermediários no intercâmbio comercial.

PARCERIAS - Durante o painel Iniciativas de Integração Regional e Oportunidades de Cooperação Técnica, Longen apresentou as oportunidades de integração com o Paraguai, enumerando as parcerias que podem ser firmadas nos setores de promoção comercial, habitação, sucroalcooleiro e energético. No caso de promoção comercial, ele citou o protocolo de intenções assinado em outubro do ano passado em Campo Grande entre o governo de Mato Grosso do Sul, a FIEMS e o Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai.

O protocolo propõe a instalação do Conselho de Desenvolvimento Empresarial Mato Grosso do Sul-Paraguai para organizar, estruturar e direcionar ações de promoção comercial e a estruturação de uma rede de negócios entre a FIEMS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede de Investimentos e Exportações do Paraguai (Rediex), União Industrial do Paraguai (UIP), Centro de Importadores do Paraguai (CIP) e Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai com apoio da Embaixada do Brasil no Paraguai e Governo de Mato Grosso do Sul.

Para o setor da habitação a proposta é o estabelecimento de um acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto de casas populares, prevendo a construção no Paraguai de 100 mil habitações por empresas filiadas ao Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de Mato Grosso do Sul (Sinduscon/MS). Além disso, seria firmada uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (SENAI/MS) para o treinamento de mão de obra que seria utilizada na construção civil do Paraguai.

No setor sucroalcooleiro a proposta é de um acordo de cooperação empresarial técnica e tecnológica entre a FIEMS, Biosul e governo do Paraguai, que estabeleceria um programa de atração de investidores de Mato Grosso do Sul, incentivos empresariais especiais, acordos de transferência de tecnologia de Mato Grosso do Sul para o Paraguai e qualificação de mão de obra pelo SENAI/MS. Para o setor energético, seria assinado um protocolo de intenções entre os governos para estudar e regulamentar a construção de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) no Paraguai para atender novos empreendimentos industriais a partir de Mato Grosso do Sul. Além disso, seriam feitos investimentos na construção de PCHs com recursos de instituições financeiras do Brasil e a comercialização de energia ao Brasil.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início