Notícias
14/07/2011
Federação sul mato-grossense participa de seminário no Paraguai
 
A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) participa nesta sexta-feira, 15 de julho, no Centro Cultural da Embaixada de Brasil no Paraguai, em Assunção, do Seminário de Integração Empresarial Paraguai – Mato Grosso do Sul. De acordo com o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, a presença do setor industrial sul-mato-grossense no evento faz parte da articulação do Sistema Indústria para fomentar o comércio do estado com Paraguai iniciada em 2009 e intensificada em outubro do ano passado com a vinda a Campo Grande de uma missão empresarial paraguaia encabeçada pelo ministro de Indústria e Comércio do país, Francisco Rivas Almada, e pelo embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos.
Longen vai representar o setor industrial no evento, detalhando o Sistema FIEMS e as oportunidades de integração com Paraguai. Mato Grosso do Sul também será representado pela secretária estadual de Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que abordará o apoio e melhoramento da infraestrutura produtiva na faixa de fronteira com o Paraguai. Adicionalmente, também haverá uma apresentação da diretora de operações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Maristela Oliveira França, sobre o projeto Mato Grosso do Sul sem Fronteiras. O presidente da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda, falará sobre o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) do setor sucroenergético.
O seminário também terá a apresentação do diretor nacional da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex) do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, Oscar Stark, sobre as oportunidades de negócios da integração Paraguai-Brasil. Para encerrar o evento, o chefe do setor de promoção comercial e turismo da Embaixada do Brasil no Paraguai, Cristiano Berbert, discorrerá sobre o panorama do comércio Paraguai-Brasil.
EXPO 2011 - No sábado (16/7), pela manhã, a comitiva empresarial do estado visitará o estande do Sistema FIEMS montado no Parque de Exposições da cidade de Mariano Roque Alonso, região metropolitana de Assunção, para a 30ª Exposição Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços do Paraguai (Expo 2011), que começou em 9 de julho e termina no próximo dia 24. O estande, que fica no Espaço Brasil do Parque de Exposições, disponibilizou a exposição de amostras de produtos de 56 empresas sul-mato-grossenses.
Participam do espaço empresas de setores como confecção, alimentos, sementes, máquinas, forros, ferragens em geral, máquinas para refrigeração, prensas hidráulicas para fabricação de blocos ecológicos, moveleiro, plásticos para setor de alimentos, embalagens plásticas flexíveis, água mineral, móveis em metal, lã de aço, cintas pós-cirúrgicas, calçados, produtos cerâmicos, fabricação de amido, eletrodomésticos, serviços gráficos, entre outros.
Segundo o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMS, Fábio Fonseca, trata-se de uma oportunidade única para a indústria sul mato-grossense mostrar sua produção para potenciais compradores paraguaios. “O Paraguai tem uma população de 6 milhões de habitantes que podem consumir produtos do estado. As empresas que exibem seus produtos saem na frente na conquista desse mercado”, disse.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início