Notícias
13/07/2011
Letônia anuncia investimentos em tecnologia wireless
 
O primeiro-ministro da Letônia, Valdis Dombrovskis, foi recebido hoje pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, acompanhado de comitiva de autoridades do país. Na audiência, os dois ministros discutiram oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e letãs, principalmente nas áreas de logística, construção civil e tecnologia da informação.

Dombrovskis anunciou a inauguração de uma linha de produção, em Curitiba-PR, de equipamentos de telecomunicações com tecnologia desenvolvida na Letônia. Os equipamentos de tecnologia wireless são considerados avançados, capazes de transmitir até 366 Mb de dados por segundo. Pimentel saudou o investimento do setor produtivo letão no mercado brasileiro. “É bastante estratégico, no momento em que há um esforço de se expandir o acesso à internet e o uso das tecnologias de banda larga no Brasil”, disse.

O ministro ainda destacou a Letônia como um parceiro estratégico que pode se tornar uma porta de entrada para mercados não tradicionais em que Brasil procura aumentar as exportações. Com posição geográfica estratégica e logística desenvolvida, produtos brasileiros poderiam passar pela Letônia com destino a países vizinhos como Belarus, Estônia, Lituânia e Rússia, além de outros, como Cazaquistão e Ucrânia. O Porto de Riga, na foz do rio Daugava que é navegável o ano todo, é um dos principais pontos de comercialização de mercadorias para os países da antiga União Soviética.

Pimentel também manifestou interesse em parcerias na área educacional com repercussões para o desenvolvimento tecnológico. O objetivo é firmar acordos institucionais para explorar possibilidades de cooperação em educação e treinamento, em áreas de ciências exatas, em que a Letônia é considerada avançada.

O primeiro-ministro letão participou ontem do II Fórum de Negócios Brasil-Letônia, em São Paulo, promovido pela Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), em que estiveram presentes sessenta empresários. Diante do relato de Dombrovskis sobre o encontro empresarial, Pimentel considerou importante estreitar as relações entre os setores produtivos dos dois países para que haja crescimento no intercâmbio comercial.

Intercâmbio Comercial

O Brasil exportou para a Letônia, nos primeiros seis meses de 2011, US$ 20,7 milhões, o que representou crescimento de 242,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O mercado letão ocupa a 111° posição entre os mercados de destino das vendas brasileiras. Os principais produtos exportados foram: café cru em grãos (10,3%), fumo em folhas (1,1%) e carnes salgadas, incluídas as de frango (0,7%) e castanha de caju (0,2%).

As importações brasileiras originárias da Letônia, no primeiro semestre de 2011, somaram US$ 2,2 milhões, com expansão de 93,6% no comparativo com o mesmo período de 2010. Entre os mercados de origem das compras brasileiras, a Letônia ocupa a posição 105°. Os principais produtos importados foram: aparelhos transmissores ou receptores (34,8%), aparelhos transmissores ou receptores do tipo rádio (15,5%), circuitos impressos (10,5%), motores hidráulicos e outros motores (8,1%), aquecedores e secadores (5,3%).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início