Notícias
11/07/2011
Federação sul mato-grossense participa de exposição e seminário no Paraguai
 
A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) vai participar, em Assunção, da 30ª Exposição Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços do Paraguai (Expo 2011) e do Seminário de Integração Empresarial Paraguai – Mato Grosso do Sul. A Expo 2011 será realizada deste sábado, 9 de julho, a 24 de julho, no Parque de Exposições da cidade de Mariano Roque Alonso, região metropolitana de Assunção. O Seminário de Integração Empresarial está programado para a próxima sexta-feira, 15 de julho, no Centro Cultural da Embaixada de Brasil no Paraguai, em Assunção.
Segundo o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, a presença do setor industrial sul-mato-grossense nesses dois eventos é parte da articulação do Sistema Indústria para fomentar o comércio do estado com Paraguai, iniciada em 2009 e intensificada em outubro passado com a vinda à Campo Grande de uma missão empresarial paraguaia encabeçada pelo ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Rivas Almada, e pelo embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos. Na época, o governo estadual assinou protocolo de intenções e de acordos bilaterais na área de empresarial com o Paraguai e foi realizada rodada de negócios, que movimentou R$ 20 milhões.
EXPO 2011 - A partir deste sábado (9/7), no Espaço Brasil do Parque de Exposições da cidade de Mariano Roque Alonso, a FIEMS terá um estande para expor produtos de 56 empresas. O coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMS, Fábio Fonseca, explica que vão participar do espaço empresas de setores como confecção, alimentos, sementes, máquinas, forros, ferragens em geral, máquinas para refrigeração, prensas hidráulicas para fabricação de blocos ecológicos, moveleiro, plásticos para alimentos, embalagens plásticas flexíveis, água mineral, móveis em metal, lã de aço, cintas pós-cirúrgicas, calçados, produtos cerâmicos, fabricação de amido, eletrodomésticos, serviços gráficos, entre outros.
Ele destacou que se trata de uma oportunidade única do para a indústria de Mato Grosso do Sul mostrar sua produção para potenciais compradores. “O Paraguai tem uma população de 6 milhões de habitantes que podem consumir produtos de Mato Grosso do Sul. As empresas que apresentarem seus produtos saem na frente na conquista desse novo mercado”, avaliou. O estande da FIEMS, na Expo 2001, ficará em local de destaque no Pavilhão Brasil.
SEMINÁRIO - Na sexta-feira (15/7), no Seminário de Integração Empresarial, Mato Grosso do Sul será representando por Longen, que falará sobre o Sistema FIEMS e as oportunidades de integração com Paraguai, e pela secretária estadual de Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que abordará o apoio e melhoramento da infraestrutura produtiva na faixa de fronteira do estado com o Paraguai. Além disso, o evento também terá uma apresentação da diretora de operações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), Maristela Oliveira França, sobre o projeto Mato Grosso do Sul sem Fronteiras, e do presidente da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda, a respeito do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) do setor sucroenergético.
O evento também terá a apresentação do diretor nacional da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex) do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, Oscar Stark, sobre as oportunidades de negócios da integração Paraguai-Brasil. Para encerrar o seminário, o chefe do setor de promoção comercial e turismo da Embaixada do Brasil no Paraguai, Cristiano Berbert, discorrerá sobre o panorama do comércio Paraguai-Brasil.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início