Notícias
08/07/2011
Representantes de terminais de todo o país conhecem alterações no Sistema de Desempenho Portuário
 
Representantes de terminais de uso privativo (TUP) de todo o Brasil reuniram-se ontem (06/07), na sede da ANTAQ, em Brasília, com a equipe da Gerência de Estudos e Desempenho Portuário, da Superintendência de Portos da Agência.

O gerente de Desempenho Portuário Bruno Pinheiro apresentou modificações feitas no Sistema de Desempenho Portuário, que recebe, em tempo real, dados relativos à movimentação de mercadorias nos portos e nos terminais privativos brasileiros.

Entre as alterações, destacam-se a identificação dos contêineres e do CE - Mercante, a inclusão das operações de transbordo e safamento e os dados relativos à navegação de apoio marítimo. Estes devem tornar-se cada vez mais relevantes, à medida que a navegação de apoio for impulsionada pela exploração petrolífera na camada de pré-sal.

Os dados relativos às operações de transbordo e safamento também adquirem maior importância, sobretudo nos portos que passam a servir de hub ports, como Rio Grande (RS) e Santos (SP).

Bruno Pinheiro aproveitou a reunião para apresentar aos representantes dos terminais os dados sobre movimentação relativos ao ano de 2010. "É bom mostrar a quem alimenta o Sistema de Desempenho que os dados não são exigência burocrática para complicar a vida de ninguém. Eles servem não só para o planejamento de políticas públicas, mas também para os planos de investimento do setor privado", avaliou o gerente.

Fonte: Agência Nacional dos Transportes Aquaviários - ANTAQ
Voltar - Início