Notícias
30/06/2011
Ipea apresenta estudo sobre o comércio exterior chinês
 
O lançamento do Comunicado será nesta quinta-feira, dia 30, em Brasília, e terá transmissão ao vivo
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quinta-feira, 30 de junho, às 15h, o Comunicado do Ipea n° 97 - A evolução e as transformações estruturais do comércio exterior chinês. O estudo será apresentado pela chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Ipea, Luciana Acioly, na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bl. J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), e terá transmissão on-line pelo portal www.ipea.gov.br.

O Comunicado faz uma análise das transformações do comércio exterior chinês desde que foram inauguradas as reformas econômicas de 1978. São apresentadas a evolução dos fluxos comerciais, as transformações na pauta comercial e dos parceiros comerciais ao longo do período de reestruturação dos regimes de comércio, bem como as principais políticas relacionadas ao comércio exterior adotadas pelo governo, que possibilitaram a expansão tanto das importações como, particularmente, das exportações.

O estudo revela que, além de ter recorrido a importantes reformas que introduziram no país elementos próprios ao funcionamento de uma economia de mercado, o governo chinês utilizou um amplo e variado espectro de instrumentos regulatórios e de intervenção direta no comércio exterior a fim de controlar o processo de abertura e direcioná-lo aos objetivos de planejamento do Estado.

Fonte: Ipea
Voltar - Início