Notícias
29/06/2011
Porto (do Ceará) apresenta infraestrutura de exportação de frutas
 
Durante reunião semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), realizada na manhã do dia 28 de junho, o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mário Jorge Cavalcanti, apresentou a infraestrutura e as facilidades disponibilizadas no Porto de Fortaleza para a exportação de frutas aos países da Europa.

Atualmente, o Porto dispõe de uma linha regular com janela de atracação nas quintas-feiras de meio dia às 18 horas, possui 240 tomadas frigoríficas para refrigeração das frutas e duas câmaras refrigeradas para inspeção dos contêineres pelos órgãos fiscalizadores. “Quando temos mais contêineres do que tomadas alugamos um equipamento chamado power pack, espécie de contêiner gerador que dispõe de tomadas extras”, destaca Mário Jorge.

De janeiro até junho deste ano, o Porto de Fortaleza já exportou mais de 22 mil toneladas de frutas para a Europa. A expectativa é incrementar a movimentação neste segundo semestre, tendo em vista o início da temporada neste mês de julho e picos nos meses de setembro, outubro e novembro. “Desejamos exportar mais de 60 mil toneladas de frutas, alcançando desempenho semelhante às mais de 88 mil toneladas exportadas em 2010”, prevê o diretor.

As frutas que saem do Ceará entram no continente europeu pelos portos de Algeciras (Espanha), Tilbore (Inglaterra), Le Havre (França), Antuérpia (Bélgica) e Rotterdan (Holanda). Além da produção em solo cearense, as frutas exportadas pelo Porto de Fortaleza são produzidas em fazendas nos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

Na visão do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Viriato de Saboya Neto, destacaram-se durante a palestra os dados divulgados de investimentos no Porto de Fortaleza. Desde a criação da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), o Porto receberá até o final de 2012 aproximadamente R$ 300 milhões em investimentos do Governo Federal.

Dentre as melhorias de infraestrutura, estão a conclusão da obra de dragagem de aprofundamento para -14 metros até o final de julho deste ano, a construção de dois novos armazéns na retroárea da área alfandegada, o novo sistema de combate a incêndio e projeto para a construção do novo terminal de passageiros, que deverá estar pronto em 2013, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014.

Redação: Jornalista Nathalia de Sá – CE 01581 JP
Fonte: Companhia Docas do Ceará
Voltar - Início