Notícias
27/06/2011
Carros de combate do Exército Brasileiro chegam ao Porto do Rio Grande
 
O navio Grande Brasile atracou, no Porto do Rio Grande, com o 5° lote de carros de combate do projeto Leopard, executado pelo Exército Brasileiro. Ao todo, 50 militares estiveram envolvidos no desembarque de 38 carros.

Após o desembarque em Rio Grande, os carros serão transportados até Santa Maria em grupos de oito carretas.

Às 8h05 desta sexta-feira (24), o navio Grande Brasile atracou no Porto do Rio Grande com o 5° lote de carros de combate do projeto Leopard, executado pelo Exército Brasileiro. Ao todo, 50 militares estiveram envolvidos no desembarque de 38 carros Leopard 1A5. A operação terminou às 13h51min. Os tanques estão sendo levados em carretas até Santa Maria. Até o início de 2012, mais dois lotes chegarão ao porto rio-grandino.

De acordo com o Gerente do projeto na 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Major Alexandre Magno Fernandes Ribeiro, a chegada dos carros de combate representa um avanço de tecnologia para o exército. “O equipamento é bastante moderno e irá aumentar o poder de combate. Os carros possuem capacidade de atirar em movimento, visão noturna, e atingem um alvo em uma distância de até 4Km”, afirmou. Segundo o major, os carros são usados, mas foram repotencializados na Alemanha. “Eles são utilizados em vários países, como Canadá, Holanda e Grécia”, contou.

Após o desembarque em Rio Grande, os carros serão transportados até Santa Maria em grupos de oito carretas. Na cidade, serão realizados todos os testes eletrônicos. Depois, os carros são distribuídos às unidades, onde serão feitos os treinamentos. Além de municípios do RS da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, como Alegrete, Rosário, São Gabriel e São Luiz Gonzaga, os carros terão como destino algumas cidades da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, de Ponta Grossa no Paraná.

O projeto Leopard

O Projeto Leopard é um contrato de compra e apoio estabelecido pelo Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha, destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército Brasileiro.

No total, foram adquiridas 220 viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate Leopard 1A5; sete viaturas Blindadas Especializadas Socorro; quatro viaturas Blindadas Especializadas Lança Pontes; quatro viaturas Blindadas de Combate de Engenharia e quatro viaturas Blindadas Escola de Motorista.

Também estão incluídos no Projeto, o fornecimento de diversos equipamentos de simulação, rádios, ferramental, suprimentos, manuais, o treinamento de recursos humanos e o suporte logístico para todos os materiais de emprego militar incluídos no processo.

O primeiro lote do projeto chegou ao Brasil em dezembro de 2009. Mais dois lotes de 38 carros cada estão previstos para os meses de setembro e janeiro. Até o momento, 160 carros de combate já chegaram ao país. Para operar os tanques são necessários cerca de quatro meses de treinamento. O desembarque no porto gaúcho foi realizado por motoristas do exército, devidamente especializados.

Os carros de combate

Os carros de combate do modelo VBC CC Leopard 1 A5 possuem peso de 40.200 Kg vazios e 42.200 Kg cheios. A velocidade máxima atingida é de 62km/h, sendo que os carros consomem 5 litros por Km. Entre as principais dimensões estão largura de 3,370m, comprimento de 9,543m/8,290m e altura sem metralhadora anteaérea é de 2,705m e com metralhadora antiaérea é de 4,8m.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Superintendência do Porto do Rio Grande (Lorena Barros Garibaldi)
Voltar - Início