Notícias
24/06/2011
Governos estadual e federal apoiam exportação de empresas da Região Serrana
 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Apex-Brasil promovem reuniões nos próximos dias 30/6, em Teresópolis, e 1/7, em Nova Friburgo, para identificar empresas interessadas em participar do projeto que prevê rodadas de negócios com compradores internacionais
O Governo Federal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), fecharam parceria para desenvolver uma série de ações para estimular as exportações das indústrias da Região Serrana, cujas atividades foram afetadas pelas chuvas de janeiro deste ano. O Projeto Região Serrana será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Sebrae e da Firjan.

A primeira etapa consiste em reuniões com as empresas locais, que serão realizadas nos próximos dias 30 de junho e 1° de julho, respectivamente em Teresópolis e Nova Friburgo. Participarão empresas situadas nos municípios de Petrópolis, Areal, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim e Nova Friburgo. Os setores prioritários são os de Moda e Bijuteria, Alimentos e Bebidas, Móveis, Metal Mecânico, Artesanato e Tecnologia da Informação. As inscrições são gratuitas.

A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, afirma que a expectativa é reunir o máximo de empresas possível, dos principais segmentos produtivos da região. “Nestas reuniões, técnicos da Apex-Brasil vão identificar aquelas que possuem potencial para exportar e fornecer informações para ajudá-las neste processo, para que possam atingir o mercado internacional. Juntos, Governo do Estado e Apex-Brasil vão trabalhar para proporcionar a estas empresas a oportunidade de acessar o mercado externo de forma profissional e sustentável”, destaca Dulce.

O presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, explica que o projeto consiste na realização de uma rodada de negócios entre empresas exportadoras locais e grandes compradores, que serão identificados no exterior e levados à Região Serrana pela Apex-Brasil. A rodada de negócios e as visitas técnicas estão previstas para setembro deste ano. “Queremos contribuir para a revitalização da economia dos municípios atingidos pela tragédia dos deslizamentos de terra em janeiro, oferecendo a experiência da agência em ações de promoção comercial, estudos de inteligência competitiva, atração de investimentos e incentivo ao comércio exterior”, afirma Borges.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início