Notícias
20/06/2011
Unctad faz debate sobre desenvolvimento
 
Simpósio vai ocorrer esta semana na sede da entidade, em Genebra, e terá como tema "Fazendo o comércio e as finanças trabalharem para o povo e o planeta".

São Paulo – A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) vai promover esta semana em Genebra, na Suíça, um simpósio público com o tema “Fazendo o comércio e as finanças trabalharem para o povo e o planeta”. O objetivo, de acordo com a instituição, é que o evento seja um fórum de discussão dos assuntos que deverão dominar a agenda internacional este ano e no próximo.

O simpósio, segundo a agência da ONU, vai reunir representantes da sociedade civil, do setor privado, da imprensa, de organizações internacionais, de governos, parlamentares e acadêmicos.

Os dois tópicos principais de discussão vão ser "Reformas financeiras e monetárias para o desenvolvimento sustentável: iniciativas globais e regionais" e "Fazendo a transição para uma economia verde e equitativa".

No primeiro caso, a ideia é debater as iniciativas necessárias para prevenir novas crises internacionais e para fazer com que o comércio e o sistema financeiro trabalhem para em prol do pleno emprego. No segundo tema, a intenção é discutir como fazer uma transição justa para a chamada economia "verde", levando em conta o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.

A organização espera que o encontro sirva para alinhar tendências para conferências importantes que vão ocorrer em 2011 e 2012, como a próxima Cúpula do G-20, a Rio +20 e a 13ª Unctad.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe - ANBA
Voltar - Início