Notícias
17/06/2011
Programa de Certificação do Artesanato Brasileiro é tema de painel internacional
 
A valorização do artesanato nacional será tema, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17 de junho), do Painel Setorial Internacional do Programa de Certificação do Artesanato Brasileiro. O evento, que está sendo realizado na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Brasília, também servirá para a troca de experiências com autoridades do setor da União Europeia, Colômbia e Peru.

A elaboração de um Programa de Certificação do Artesanato Brasileiro, além de agregar valor ao produto, procura viabilizar a identificação do artesanato típico do Brasil e estimular a vocação e o comprometimento do artesão com os princípios e práticas de qualidade. O programa prevê o desenvolvimento de três classificações: o selo de produto artesanal, que indica que a criação é de um artesão brasileiro, feito à mão e autêntico; a denominação de produto típico de uma região; e a certificação de qualidade.

O diretor do Departamento de Micro e Pequenas Empresas (DPME) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sérgio Nunes, acredita que a emissão do certificado ”vai aumentar a competitividade do artesanato brasileiro no mercado internacional”. De acordo com ele, “a possibilidade de garantir o selo de produto artesanal é um estímulo para que o artesão melhore a qualidade do produto oferecido e o processo de produção”.

A realização do painel é uma parceria entre o MDIC, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a colaboração do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME); o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Fonte: APEX
Voltar - Início