Notícias
16/06/2011
Movimentação de granéis sólidos cresce 8,9 no 1° trimestre de 2011
 
Os granéis sólidos foram os principais responsáveis pelo aumento de movimentação no 1° trimestre de 2011, pois representam quase 60% do total de cargas. No período os granéis sólidos somaram 119,2 milhões de toneladas (alta de 8,9%), das quais 106,4 milhões (89,2%) relativas ao longo curso. Os dados são do Boletim Portuário do 1° Trimestre de 2011, produzido pela Gerência de Estudos e Desempenho Portuário da Superintendência de Portos da ANTAQ.

“O desempenho de granéis sólidos só não foi melhor em função do desempenho mais modesto da movimentação de minério de ferro e da queda acentuada na tonelagem de soja operada”, afirmou o gerente de Estudos e Desempenho Portuário, Bruno Pinheiro.

A tonelagem de minério de ferro avançou apenas 3,9% no primeiro trimestre deste ano, ao atingir 72,3 milhões de toneladas. “Como há forte representação desse grupo de mercadoria no total movimentado de granéis sólidos (60,6% do total), o desempenho mais modesto desse grupo mascarou em parte o avanço de outros grupos de mercadorias”, explicou Pinheiro.

Francisco Medeiros, especialista da ANTAQ que participou da elaboração do Boletim, citou um relatório divulgado pela mineradora Vale, segundo o qual as chuvas teriam atrapalhado o escoamento de minério de ferro no primeiro trimestre, principalmente os embarques de minério procedentes da Região Norte. “Notamos realmente um desempenho mais modesto do TUP Ponta da Madeira, principal terminal de escoamento do minério originário do Norte. O crescimento no 1° trimestre foi de apenas 1,9% na comparação com o ano passado”, disse Medeiros.

À alta modesta da tonelagem de minério operada somou-se a queda de 27% na tonelagem de soja operada, o que forçou para baixo o ainda assim bom resultado dos granéis sólidos. Segundo Medeiros, muitos produtores de soja optaram por adiar a comercialização da colheita, devido ao atraso do plantio nos Estados Unidos. “Os produtores apostam na possibilidade de obter melhores cotações para a soja brasileira, caso a safra americana seja ruim”, explicou.
Para os próximos semestres, a soja não deverá mais pressionar o desempenho dos sólidos, acredita Medeiros. “A produção deverá superar os 73 milhões de toneladas, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento para a safra de soja em 2011”, citou o especialista.

Em contrapartida, a movimentação de fertilizantes e adubos cresceu 65,5% no 1° trimestre de 2011, quando movimentou 4,4 milhões de toneladas. O aumento deverá ser ainda mais expressivo no 2° semestre, em virtude do padrão sazonal dos desembarques desse tipo de produto.

O contínuo e expressivo crescimento do desembarque de fertilizantes deve-se principalmente ao uso mais intensivo das áreas agrícolas existentes. “Questões ambientais têm dificultado a expansão da fronteira agrícola, e por isso, é necessário utilizar mais fertilizantes e adubos para obter maior produtividade por área plantada”, explicou Medeiros.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ
Voltar - Início