Notícias
15/06/2011
Movimentação de cargas nos portos e terminais cresce 7,7 no 1° trimestre de 2011
 
Portos e terminais brasileiros movimentaram 200,6 milhões de toneladas no 1° trimestre de 2011, crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total foi de 186,3 milhões. Os dados são do Boletim Portuário do 1° Trimestre de 2011, produzido pela Gerência de Estudos e Desempenho Portuário da Superintendência de Portos da ANTAQ.

No período, os portos registraram alta de 9,7% frente aos 6,6% dos terminais de uso privativo (TUPs). Os terminais continuam, no entanto, responsáveis pela maior parte da movimentação total de cargas no Brasil: dois terços do total passam pelos TUPs. A maior participação deles se explica em função das cargas de maior densidade, como o minério de ferro, os combustíveis, óleos minerais e outros derivados de petróleo.

O número de atracações caiu 1,3% na comparação entre os dois trimestres. Como a movimentação de carga aumentou, essa queda implicou alta de 9% na consignação média dos navios. “A consignação média dos navios é de fundamental importância para diminuir os custos logísticos e, portanto, para aumentar a competitividade do Brasil no mercado internacional”, disse o diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho.

O Boletim Portuário traz também informações sobre a movimentação por tipo de navegação (longo curso e cabotagem) e por tipo de carga (granel sólido, granel líquido e carga geral), bem como dados sobre contêineres. Mais informações sobre os dados do Boletim Portuário do 1° Trimestre de 2011 serão divulgadas ao longo desta semana.

Fonte: Agência Nacional dos Transportes Aquaviários - ANTAQ
Voltar - Início