Notícias
15/06/2011
Superintendente do Porto (do Rio Grande) recebe Cônsul-Geral da Argentina no RS
 
Em pauta, esteve a relação comercial entre o Brasil e a Argentina e a intenção de realizar acordos de cooperação operacional com os portos de Montevidéu e Buenos Aires.

 O Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, recebeu, hoje (14) pela manhã, a visita do Cônsul-Geral da Argentina no Rio Grande do Sul, Júlio Alberto Oletto.

O Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, recebeu, hoje (14) pela manhã, a visita do Cônsul-Geral da Argentina no Rio Grande do Sul, Júlio Alberto Oletto. Em pauta, esteve a relação comercial entre o Brasil e a Argentina e a intenção de realizar acordos de cooperação operacional com os portos de Montevidéu e Buenos Aires. 

Sobre os carros vindos da Argentina, que estão estacionados nos pátios automotivos do porto, Lopes garantiu que o porto dispõe da estrutura necessária para atender a demanda. “Os espaços são suficientes e precisam ser otimizados”, disse. 

Já em relação ao projeto de complementaridade, o superintendente destacou que o objetivo é desenvolver uma ação não de concorrência, mas de integração. “Todos nós ganhamos se otimizarmos isso. A ideia é fazermos um encontro com as autoridades portuárias dos três países”, explicou. 

O cônsul da Argentina mostrou-se em concordância com a proposta. “Reconhecemos a importância do porto, o maior da América Latina. É a cabeceira do corredor bioceânico. As condições não são de competição. Os portos têm condições de serem complementários”, afirmou. 

“É um ganho produtivo para os três países. Temos uma oportunidade muito grande. Temos condições de realizar essa proposta, trabalhando as principais rotas. O Porto é um corredor de exportação da riqueza do RS”, avaliou. 

A sistemática pretendida é de que os navios que partem do Uruguai e Argentina com carga incompleta, possam realizar o preenchimento da mercadoria no Porto do Rio Grande, visto que este possui um canal de acesso mais profundo que a entrada do Rio da Prata. Da mesma forma que os navios com destino aos outros países, podem desembarcar, anteriormente, parte da carga no porto-riograndino. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Superintendência do Porto do Rio Grande (Lorena Barros Garibaldi)
Voltar - Início