Notícias
14/06/2011
Federação do Paraná discute acordos com confederação industrial europeia
 
Curitiba – O Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) se reunirá nos dias 15, 16 e 17 de junho, com a Confederação Industrial de Alimentos e Bebidas da União Européia (CIAA), sediada em Bruxelas, Bélgica, para discutir acordos de cooperação e troca de experiências.

A iniciativa faz parte do Projeto AL-Invest Euroshare, acordo econômico para o intercâmbio de metodologias e troca de oportunidades comerciais e entre a Europa e o Brasil, articulado pelo CIN, de Santa Catarina, com apoio do CIN do Paraná e de outros centros internacionais de negócios de mais quatro estados brasileiros. Cada estado parte em busca de oportunidades em um setor específico da sua economia. No caso do Paraná este intercâmbio tem como foco o setor de alimentos e bebidas. Santa Catarina irá buscar oportunidades em Tecnologia da Informação, o Rio Grande do Sul em móveis, o Ceará em calçados, Minas Gerais em metalmecânica e Pernambuco na área têxtil e de confecções.

Após o encerramento deste programa, em setembro deste ano, os CIN destes estados irão trocar entre si as experiências adquiridas por meio de uma videoconferência. O objetivo desta ação é a multiplicação dos conhecimentos entre os participantes. Além de conhecer as oportunidades comerciais na Europa e apresentar as potencialidades do Paraná, o programa prevê a troca de metodologias para trazer para o Paraná as melhores práticas encontradas na produção de alimentos e bebidas nos países europeus.

Como parte do programa, os seis Centros Internacionais de Negócios participantes reúnem-se na Agência de Desenvolvimento da região da Cataluña, na Espanha, para troca de experiências nas áreas de inovação, internacionalização e atração de investimentos.

Além do Paraná e de Santa Catarina, participam deste programa os centros internacionais de negócios das federações das indústrias do Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início