Notícias
13/06/2011
Federação paulista realiza encontro para discutir agenda cambial
 
São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) realizou nesta sexta-feira, 10 de junho, o seminário Uma Agenda para o Câmbio, que reuniu especialistas e empresários. O encontro teve por finalidade destacar a importância do câmbio na indústria competitiva e estabelecer um diálogo entre governo, setor privado e academia para controlar a alta cambial, que tem prejudicado as exportações brasileiras e fortalecido as importações.

Segundo o diretor-titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), da FIESP, Roberto Giannetti da Fonseca, a priorização da política monetária na condução da economia brasileira tem contribuído para a sobrevalorização do câmbio e alta dos juros. “Os coeficientes de nossas exportações são absolutamente dramáticos. A indústria está perdendo sua capacidade de competir no mercado interno”, alertou ele.

De acordo com informações da FIESP, a tendência das exportações brasileiras mostrou ligeira recuperação na leitura anual. O volume exportado do total da produção brasileira ficou em 14,7% no primeiro trimestre de 2011, ante 14% em igual período do ano anterior.

Na comparação com 2006, antes da crise financeira o mundial, o comportamento das vendas externas apresentou uma forte baixa frente a 18,9% exportados do total produzido no País no primeiro trimestre daquele ano. Em contrapartida, a participação dos importados subiu de 13,7% no primeiro trimestre de 2006, e 18,6% no mesmo período de 2010, para 20,4% nos primeiros três meses deste ano.

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS - Giannetti insistiu na articulação conjunta das políticas cambial, fiscal-tributária e monetária para refrear uma sobrevalorização cambial que até certo ponto, em sua opinião, é normal. “No mercado de câmbio flutuante é normal que haja sobrevalorização e desvalorização, afinal, é flutuante. No entanto, o problema é o prazo, o tempo em que essa sub ou sobrevalorização permanece”, argumentou.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início