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10/06/2011
Vendas do Distrito Federal ao exterior avançam 8,7%
 
Carnes e miudezas de frango foram os principais itens exportados de janeiro a maio. A Arábia Saudita foi o maior mercado, com o Kuwait no quarto lugar.

Brasília – Um levantamento da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), baseado em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, indica que “Carnes e Miudezas de Frango” continuam no topo da lista dos produtos mais vendidos ao exterior. De janeiro a abril, essas mercadorias alcançaram vendas de US$ 27,36 milhões e representam 59,93% da pauta de exportação do Distrito Federal.

“Combustíveis e Lubrificantes para Aeronaves” ocupam o segundo lugar com 25,92%, e em terceiro estão “Outros Grãos de Soja”, com 9,15%. Estas mercadorias representam 95% dos produtos exportados em 2011 e garantiram uma receita de US$ 45,6 milhões. Isso representa um crescimento de 8,68% na comparação com o mesmo período de 2010, quando as exportações brasilienses atingiram US$ 42 milhões.

Apesar do crescimento observado no saldo acumulado, o resultado de abril foi inferior ao registrado no mesmo mês de 2010. O Distrito Federal exportou US$ 12,642 milhões, o que representa uma queda de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o total foi de US$ 13,946 milhões.

“Nossa previsão é de superar o saldo de 2010, mas com crescimento ainda inferior ao verificado em 2008, antes da grande crise econômica mundial, quando consolidamos nossa melhor marca”, disse o presidente da Fibra, Antônio Rocha. Cabe ressaltar o expressivo aumento das vendas de “Alimentos e Bebidas Destinados à Indústria”: o faturamento das exportações passou de US$ 265,75 mil em 2010 para US$ 4,17 milhões em 2011.

Em relação aos países de destino, a Arábia Saudita lidera o ranking com 28,56% do total exportado até abril. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição com 11,52%, seguido por Portugal (11,15%), Kuwait (7,66%) e Japão (7%).

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
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