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10/06/2011
Brazilian Fruit traz importadores para rodada de negócios durante feira Expofruit
 
Empresas da Alemanha, Holanda e Irlanda marcam presença, e Rússia é a grande novidade no evento

O Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto Brazilian Fruit, viabilizam a vinda de importadores de frutas para o Brasil, para realizar negócios durante a Expofruit- Feira Internacional da Fruticultura Irrigada. O evento, que acontece entre os dias 8 e 11 de junho, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem grande importância para o semi-árido nordestino..

Alemanha, Irlanda, Bélgica, Polônia, Chile e Holanda são países que marcam presença este ano na feira. A grande novidade é a presença russa, com dois compradores importantes: a Globus Group Company, que comercializa uva, limão, maçã, cítricos, lima, manga e melão amarela e a JFresh, maior importador russo de frutas e que distribui , cítricos, maçã, pêra, abacaxi, manga, melão e melancia por todo o país. Os encontros acontecerão na Sala Sebrae de Negócios.

Segundo Maurício Ferraz, coordenador de Inteligência Comercial do Ibraf, o grande objetivo da rodada de negócios é colocar o comprador internacional em contato com o produtor. E, o mais importante, de acordo com ele, é que o “comprador internacional pode visitar as áreas de produção e ver in loco o que está comprando, aspecto que faz toda diferença na hora de fechar negócios.”

Para atender esta demanda, Maurício destaca a importância estratégica do Nordeste, que possui localização privilegiada, o que reduz o tempo e o custo do transporte para o hemisfério norte, fator de extrema importância quando se trata de produtos altamente perecíveis. “Além disso, o preço da terra, o clima, o solo e a disponibilidade de irrigação oferecem ao nordeste grande vantagem competitiva”, finaliza.
Sobre a Expofruit: A Expofruit é um evento de importância estratégica para o semi-árido Nordestino, atendendo à demanda do setor frutícola do grande pólo produtor do Baixo Assú, Mossoró, Chapada do Apodi e Vale do Jaguaribe, onde a atividade movimenta um montante de 180 milhões de dólares/ano/safra, gerando empregos na ordem de 120 mil postos de trabalho diretos e indiretos. É realizada conjuntamente pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Coex (Comitê de Fitossanidade do RN) e UFERSA (Universidadse Federal Rural do Semi-árido), com parceira do Ibraf e da Apex-Brasil. A feira cresce em média 30% ao ano e é a mais representativa da Fruticultura Tropical Irrigada no Brasil.
Sobre o Brazilian Fruit: Criado em 1998, o Brazilian Fruit é um projeto desenvolvido pelo Ibraf e pela Apex-Brasil para promover e divulgar, no exterior, a qualidade e a variedade da produção brasileira de frutas e posicionar o Brasil como grande e rotineiro supridor mundial de frutas frescas e processadas. A marca Brazilian Fruit é sinônimo de qualidade, excelência, profissionalismo, consistência, seriedade e confiabilidade. Atualmente, o projeto promove mais de 30 tipos de frutas in natura, além de diferentes frutas processadas.

Sobre o Ibraf : O Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas) é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1989, por lideranças do setor frutícola, com a missão de promover o crescimento organizado do setor, desenvolvendo ações efetivas para produtores de frutas, agroindústrias de processamento, fornecedores de produtos, fornecedores de serviços, entre outros, ou seja, toda a cadeia frutícola.

Possui hoje 114 associados de todas as regiões do Brasil.
Sobre a Apex-Brasil: A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil. Instância de formulação estratégica, a Apex-Brasil é uma agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A Apex-Brasil apóia, atualmente, mais de 13 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Por meio de ações realizadas em parceria com entidades setoriais, são realizadas amplas ações de promoção comercial, como missões empresariais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros ao Brasil, entre outras.

Ficha técnica
Evento: 9ª edição rodada de negócios, na Expofruit
Data: 8, 9 e 10 de junho de 2011, das 18h às 22h
Local: EXPOCENTER - Campus da Universidade Federal do Semiárido- UFERSA - Espaço Sebrae de Negócios
www.expofruit.com.br

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
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