Notícias
04/04/2024
Brasil e Etiópia avançam em Memorando de Entendimento para cooperação bilateral
 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o ministro da Agricultura e Recursos Naturais da Etiópia, Girma Amente e sua comitiva, nesta quarta-feira (3), na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília-DF.

A reunião teve por objetivo o estreitamento de relações diplomáticas, comerciais e agrícolas entre os dois países. Em fevereiro deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente em países da União Africana, dentre eles, a Etiópia, sede da organização internacional e membro Brics Plus desde janeiro de 2024.

O ministro Fávaro destacou o pedido do presidente Lula em relação ao fortalecimento das relações no âmbito dos Ministérios da Agricultura de ambos os países e o compartilhamento de tecnologias e conhecimentos brasileiros em favor da agricultura etíope.

“Com os estudos realizados pela Embrapa no manejo dos solos ácidos no bioma Cerrado, temos uma grande produção de alimentos e estamos trabalhando para a abertura de novos mercados com a Etiópia para aumentar ainda mais nossas relações comerciais”, afirmou o ministro Fávaro.

Durante a ocasião, Fávaro anunciou que o Mapa, junto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), está trabalhando para a abertura de posto de adido Agrícola na capital etíope, Adis Abeba, nos próximos dias. O ministro etíope Girma Amente apresentou que a agricultura é responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país e que os estudos brasileiros em relação ao manejo de solos ácidos ajudarão a aumentar a produtividade e eficiência da agricultura local.

“Existem muitas similaridades entre os dois países, a Etiópia é o segundo país mais populoso da África com uma população de 120 milhões de habitantes e tem interesse nos produtos brasileiros, além de exportar as commodities, estudar também para melhor produção e tornar a cooperação ainda mais fácil com o Brasil”, destacou Amente.

Além disso, demonstrou interesse nas políticas públicas e leis que estão sendo elaboradas no Brasil no combate aos poluentes atmosféricos. O embaixador e diretor da Agência Brasileira de Cooperação do MRE, Ruy Pereira, afirmou que em fevereiro foi assinado de acordo de cooperação entre o Brasil e Etiópia e que a transferência de conhecimento é algo positivo para ambos.

Além disso, os países trabalham na elaboração de um Memorando de Entendimento que, entre os diversos pontos, abordará a transferência de conhecimento e cooperação técnica agrícola para o desenvolvimento da atividade.

Durante a missão oficial ao Brasil, a comitiva realizou uma visita técnica na Embrapa Cerrados, na manhã desta quarta-feira, para conhecer os trabalhos de correção da acidez do solo no bioma, técnicas de genética adaptada para adubação e o desenvolvimento da agricultura brasileira de forma sustentável.

Em 2023 o Brasil exportou para a Etiópia US$ 888 mil em produtos agrícolas. A exportação de frangos e galinhas correspondem a 70% do total comercializado. O país é o segundo mais populoso do continente africano, com mais de 120 milhões de habitantes, e é considerado um importante destino par os produtos brasileiros e um mercado estratégico para a ampliação das relações Sul-Sul global.

Estiveram presentes a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Silvia Massruhá; o secretário adjunto da Secretaria Executiva, Cleber Soares; o secretário adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Júlio Ramos e o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

Voltar - Início