Notícias
06/06/2011
ANTAQ receberá a partir de agosto o RG do contêiner
 
Os portos e terminais de uso privativo (TUPs) deverão enviar a identificação do contêiner para o Sistema de Desempenho Portuário (SDP) da ANTAQ. "Trata-se do RG do contêiner", disse o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da Agência, Bruno Pinheiro, que se reuniu, na quinta-feira (2), em Brasília, com os gestores do SDP dos portos nacionais. Eles são os responsáveis por enviar os dados de cada porto para a ANTAQ.

O SDP armazena diversas informações sobre o desempenho dos portos do Brasil e pode ser acessado pelo site da ANTAQ (http://www.antaq.gov.br). Com o sistema, a sociedade tem acesso à movimentação de carga, à prancha média, à taxa de ocupação de cada porto, entre outros dados.
Os gestores poderão enviar a identificação do contêiner para a Agência a partir de agosto. Em janeiro de 2012, o envio dessa informação será obrigatório. "Com esse dado, saberemos toda a viagem que o contêiner fez. Isso facilitará os estudos de cabotagem e será possível identificar que portos são hub ports, entre outros benefícios", afirmou Pinheiro, referindo-se àqueles portos que recebem embarcações e distribuem as cargas para diversos portos.
Outra alteração é que o SDP também terá dados sobre operações de transbordo. "Essa informação nos permitirá saber, por exemplo, se determinado contêiner ficará em Santos ou fará uma escala e seguirá para outro porto", apontou o gerente, lembrando que a partir de agosto os gestores não precisarão mais informar o peso líquido da carga dentro do contêiner. "Esse cálculo ficará sob a responsabilidade da ANTAQ."

O gerente ressaltou que 33 portos públicos enviam seus dados para a ANTAQ através do SDP. A exceção fica por conta do Porto de Estrela (RS), já que tem uma pequena movimentação de carga. Em relação aos terminais, há 129 TUPs autorizados pela Agência e 109 estão em operação. Todos os que estão em funcionamento enviam seus dados.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Voltar - Início