Notícias
06/06/2011
Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil reúne 80 entidades parceiras
 
O Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil foi realizado hoje (3 de junho), em São Paulo, com a participação de presidentes e gerentes das 80 entidades parceiras da Agência. O evento foi aberto pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e pelo presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, e contou com as presenças da Diretoria Executiva e de gestores da área de Negócios da Agência.

O ministro Fernando Pimentel cumprimentou os empresários pelos bons resultados das exportações, conquistados apesar das circunstâncias desfavoráveis no cenário internacional, e enfatizou a importância da parceria entre o governo e o setor privado. Ele adiantou que, até o final do semestre, a nova Política de Desenvolvimento da Competitividade (PDC) será lançada, com um foco muito forte no incentivo à inovação.
"A PDC estará voltada para recuperar a competitividade. Acredito que onde temos condições de ganhar essa competitividade é na inovação, no estímulo à criatividade e no desenvolvimento do design. Isso é perfeitamente possível, temos aqui a presença de empresas que já estão fazendo isso, com produtos modernos, inovadores e que conquistam os consumidores", afirmou.

Pimentel ressaltou a importância da Agência no desenvolvimento da política de comércio exterior que estará na base da PDC, com três pilares: defesa comercial, simplificação de procedimentos e estímulo à exportação. "Este Workshop é um momento importante para ouvirmos as empresas e entidades, porque é somente com o trabalho integrado entre o governo e o setor privado que vamos alcançar nossos objetivos", afirmou.

O presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, destacou a importância desse primeiro Workshop da nova gestão para estreitar o relacionamento com as entidades setoriais.

Borges afirmou que o Planejamento Estratégico da Agência para o período 2011-2014 será construído em colaboração com os parceiros. "Queremos fazer uma gestão participativa, em que vamos estar cada vez mais próximos de vocês, recebendo sugestões e ideias e discutindo, juntos, o que podemos fazer para melhorar nossas ações", disse.

O presidente da Agência também destacou a premiação dada à Apex-Brasil em 2010 pelo International Trade Centre (ITC). "Essa premiação é nossa. Foi conquistada também por vocês, representantes das entidades setoriais, e é um reconhecimento importante. A nossa equipe tem uma expertise muito grande e queremos combinar esse conhecimento com a experiência de vocês no comércio internacional", concluiu.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, também destacou a experiência dos colaboradores e a maturidade que a Agência já atingiu. "Acredito que estamos em um momento oportuno para aumentar a nossa convergência com os parceiros. Vamos trabalhar cada vez mais próximos. Já adotamos uma série de providências que foram solicitadas pelas entidades em uma pesquisa feita no início deste ano, e a nossa ideia é continuar a simplificar procedimentos e dar mais leveza e agilidade às nossas ações", finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Apex-Brasil
Voltar - Início