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03/06/2011
Frutas tropicais do Pará ganham mais espaço no mercado internacional
 
Belém - No primeiro quadrimestre de 2011, a exportação de suco de frutas cresceu em 43,13% se comparada a igual período do ano passado. Os dados são da Balança Comercial do Estado do Pará, divulgada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que indicam que as frutas tropicais têm um grande potencial para ganhar mais espaço no mercado internacional.

Para dinamizar a atividade exportadora da cadeia da fruticultura, o Sindicato da Indústria de Frutas e Derivados do Pará (Sindifrutas) promoveu, nesta última quinta-feira (2/6), na sede da FIEPA, o Workshop de Fruticultura. O encontro teve a presença de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF).

De acordo com o gerente da Central de Serviços de Exportação do IBRAF, Maurício de Sá Ferraz, o atual panorama mundial aponta para o crescimento do consumo de frutas frescas e sucos e a crescente aceitação das frutas tropicais. “Apesar das exportações brasileiras estarem concentradas no mercado europeu, em 2010 o Brasil exportou frutas frescas para 61 países. Existe uma janela de oportunidades que precisa ser ocupada”, ressaltou.
O diferencial das frutas brasileiras, de alto valor nutritivo, atende as expectativas do consumidor internacional que, segundo Ferraz, está preocupado com a qualidade de vida, saúde e qualidade nutritiva das frutas tropicais. “A busca por produtos orgânicos nos Estados Unidos, por exemplo, cresce cerca de 20% ao ano. Além disso, os países já estão cobrando impostos específicos sobre a junk-food para inibir o consumo de bebidas calóricas, refrigerantes, sanduiches gordurosos e frituras. Em contrapartida, existe um incentivo a alimentação saudável”.

Para incentivar a entrada no mercado internacional de produtores brasileiros de frutas e derivados ou a consolidação de relações comerciais com parceiros estrangeiros, a Apex-Brasil e o IBRAF desenvolvem, desde 1998, o Projeto de Promoção das Exportações de Frutas Brasileiras e Derivados – Brazilian Fruit. Por meio de ações estratégicas direcionadas aos mercados específicos, o projeto vem conseguindo promover as frutas e seus derivados em países como Dubai, nos Emirados Árabes.

Por meio do Brazilian Fruit, o açaí cruzou barreiras e chegou ao mercado árabe. No ano passado, produtores paraenses participaram do Gulfood, a principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. Segundo a presidente do Sindifrutas, Solange Motta, os resultados foram positivos.
“Nesta primeira fase, nossas empresas foram apresentar o açaí aos consumidores. A expectativa inicial não era fechar negócios porque apenas a apresentação de frutas como o açaí e o cupuaçu é um resultado positivo”, disse ela, acrescentando que as frutas regionais ainda são desconhecidas em grande parte do mercado internacional e que o apoio institucional da Apex, do Brazilian Fruit, ajudam a disseminar a fruta tropical.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria
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