Notícias
03/06/2011
Brasil e Argentina estabelecem compromisso para agilizar fluxo comercial
 
Brasília (2 de junho) – Depois de encontro com a ministra da Indústria e Turismo da Argentina, Débora Giorgi, na manhã de hoje, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciou que os dois governos irão perseguir a meta de diminuir o prazo de entrada de produtos importados nos dois países. “Temos uma visão parecida de como deve ser o comércio entre os dois países. Houve uma grande concordância entre nós”, disse Pimentel.
A ministra Débora Giorgi também sinalizou na mesma direção e falou que o intercâmbio comercial entre Brasil e Argentina “é promissor e que toda a América Latina só tem a ganhar com a relação”. Ela explicou ainda que “existem muitos ruídos sobre a relação entre os países, mas que os prazos de liberação das licenças de importação são e sempre serão respeitados”.

As autoridades argentinas informaram que já houve liberação de licenças de importação pendentes de produtos brasileiros, dos setores de eletrodomésticos e máquinas agrícolas, entre outros, com valores aproximados de US$ 50 milhões. Já pelo lado brasileiro, foram liberadas licenças de importação para mais de três mil veículos procedentes da Argentina.

Pimentel ressaltou ainda que o regime de licenciamento não automático adotado para as exportações de todas as origens (países) em 48 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) do segmento ‘veículos inteiros’, desde o último dia 10 de maio, nunca foi uma retaliação ao país vizinho. “Trata-se de uma medida de cautela para monitorar a balança comercial brasileira deste setor em que o nosso déficit aumentou muito”, reforçou o ministro.

Pimentel disse ainda que "nunca houve crise, ruptura ou descontinuidade nas relações comerciais entre Brasil e Argentina". "Problemas entre países com intenso comércio e fronteiras secas são normais", afirmou. No encontro, os representantes brasileiros e argentinos estabeleceram ainda que serão realizadas reuniões periódicas para solucionar problemas pontuais nas relações comerciais entre os dois países.

Acesse a Nota Conjunta Reunião de Ministros da Indústria Argentina–Brasil: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=10693

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início