Notícias
02/06/2011
BNDES e BB assinam contrato inédito para financiamento de exportações brasileiras para AL
 
Os presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e do Banco do Brasil (BB), Aldemir Bendine, firmaram nesta quarta-feira, 1°, contrato inédito de financiamento a exportações brasileiras de máquinas e equipamentos a países da América Latina, com base em nova modalidade de apoio: o BNDES Exim Automático.

Por meio desse acordo, que estabeleceu uma Linha de Crédito no valor equivalente a até US$ 200 milhões, o Banco do Brasil, atuando por meio de suas agências fora do território brasileiro, poderá financiar importadores de bens de capital brasileiros, inicialmente nos mercados da Argentina, do Chile e do Paraguai.

O novo produto, desenvolvido pela Área de Comércio Exterior do BNDES e criado a partir da demanda de exportadores, busca dar maior agilidade operacional ao financiamento às exportações brasileiras de máquinas, equipamentos e demais itens de maior valor agregado, mediante a concessão de linha de crédito a bancos no exterior.

Todas as agências do Banco do Brasil, no Brasil e no exterior, estão habilitadas a atender as empresas interessadas nesta linha de crédito. Neste momento de lançamento, as agências do BB em Santiago (Chile), Assunção (Paraguai) e a nova operação do BB na Argentina, por meio do recém-adquirido Banco Patagônia, serão os principais agentes da linha de crédito.

Com prazos de pagamento de até cinco anos, a nova linha contribuirá para ampliar a competitividade das empresas brasileiras no exterior, principalmente no segmento de bens de capital, que enfrenta acirramento da concorrência internacional em operações de médio e longo prazos.
Entre as exportações que deverão ser incrementadas com esta linha, destacam-se máquinas e implementos agrícolas, máquinas industriais, ônibus e caminhões, máquinas rodoviárias, geradores e transformadores e equipamentos de telecomunicações brasileiros.

O contrato firmado entre o BB e o BNDES foi o primeiro na modalidade buyer’s credit do BNDES Exim Automático. Nele, o Banco do Brasil em Nova Iorque figura como o tomador do financiamento, assumindo o risco da operação e viabilizando o crédito ao importador.

Os desembolsos dos recursos serão realizados pelo BNDES em reais diretamente aos exportadores no Brasil, que receberão antecipadamente por suas vendas externas, sem correr riscos de natureza comercial e política. Não haverá remessa de recursos do BNDES para o exterior em tais operações.

No âmbito dessa nova modalidade de apoio, o BNDES pretende consolidar as parcerias com bancos credenciados na América Latina e também no continente africano, criando, assim, uma rede de bancos credenciados no exterior.
Atualmente, o BNDES está em processo de negociação com cerca de 20 bancos, em sete países na América Latina (Uruguai, Peru, Panamá e República Dominicana, além da Argentina, Chile e Paraguai) — região de maior demanda por bens de capital do Brasil — e também da África, com potencial de concessão de linhas de crédito no valor total de mais de US$ 600 milhões.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início