Notícias
01/06/2011
BB e BNDES fazem acordo para financiar exportações brasileiras para a América Latina
 
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Banco do Brasil (BB) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmaram hoje (1°) contrato de financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para países da América Latina.
Segundo nota divulga pelos bancos, foi criada uma linha de crédito no valor equivalente a até US$ 200 milhões. O BB atuará por meio de suas agências externas e poderá financiar importadores de maquinários fabricados no Brasil, inicialmente nos mercados da Argentina, do Chile e do Paraguai.

“O novo produto, desenvolvido pela Área de Comércio Exterior do BNDES e criado a partir da demanda de exportadores, busca dar maior agilidade operacional ao financiamento às exportações brasileiras de máquinas, equipamentos e demais itens de maior valor agregado, mediante a concessão de linha de crédito a bancos no exterior”, diz o comunicado.
Todas as agências do BB, no Brasil e no exterior, estão habilitadas a atender as empresas interessadas nessa linha de crédito.

Segundo a nota, a nova linha terá prazos de pagamento de até cinco anos “e contribuirá para ampliar a competitividade das empresas brasileiras no exterior, principalmente no segmento de bens de capital, que enfrenta acirramento da concorrência internacional em operações de médio e longo prazos”.

O BNDES pretende consolidar as parcerias com bancos na América Latina e na África. “Atualmente, o BNDES está em processo de negociação com cerca de 20 bancos em sete países na América Latina [Uruguai, Peru, Panamá e República Dominicana, além da Argentina, do Chile e do Paraguai] – região de maior demanda por bens de capital do Brasil - e com países da África, com potencial de concessão de linhas de crédito no valor total de mais de US$ 600 milhões”.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início