Notícias
01/06/2011
Missão empresarial apresenta setor portuário na Europa
 
Com o propósito de expandir as relações internacionais entre Brasil, Espanha e Itália, o Ministério das Relações Exteriores organizou uma missão empresarial do setor portuário à Barcelona (Espanha) e Roma (Itália), encerrada na sexta-feira, 27. Os três países firmaram um Memorando de Entendimento, com o objetivo de estreitar as parcerias governamentais e empresariais. 

A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes estava representada na comitiva pelo diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas. O ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, e diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários coordenaram as visitas. Castilho foi o único representante do setor portuário do Sul do país que participou da comitiva.
Durante os cinco dias em que permaneceram no continente europeu, autoridades e empresários participaram de seminários e encontros de negócios. Também visitaram as estruturas portuárias de Barcelona e Civitavecchia, em Roma, e conheceram os modelos de gestão logística, habilitados a servir de referência para realização de projetos de modernização portuária no Brasil.

O Porto de Barcelona está conectado com seu hinterland (áreas que possuem armazéns e equipamentos para o embarque e desembarque das cargas) e com cerca de 825 portos ao redor do mundo por meio de linhas marítimas regulares e de extensa rede de infraestrutura viária e ferroviária. É, ao mesmo tempo, um porto plataforma e centro de transbordo privilegiado para linhas oceânicas de longo curso.

O Porto Civitavecchia é formado por 20 docas, de larguras que variam entre 80 e 300 metros. O sistema de rodovias e ferrovias conecta-o ao hinterland regional. O sistema ferroviário é formado por linhas que ligam Civitavecchia a Turim, Gênova, Pisa, Florença, Bolonha, Sardenha, Siena e Chiusi, enquanto rodovias o ligam diretamente ao aeroporto de Fiumicino.

“O Brasil está em evidência e cada vez mais é visto como parceiro comercial de potências mundiais. E a atividade portuária contribui para o crescimento da economia brasileira, em especial ao comércio exterior. A missão empresarial é uma oportunidade para gerar negócios para o setor e para atualizar os empresários sobre as novidades de mercado”, afirma Castilho.

Fonte: Portonave
Voltar - Início