Notícias
26/05/2011
Dubai promove missão comercial ao Brasil
 
Grupo com 14 empresas dos Emirados vem a São Paulo em junho. Elas buscam negócios nas áreas de exportação, importação e serviços. Câmara Árabe vai realizar encontro com companhias brasileiras.

São Paulo – A Dubai Export Development Corporation (EDC), agência de promoção de exportações do governo do emirado, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, vai promover uma missão comercial ao Brasil em junho. O objetivo é buscar negócios nas áreas de exportação, importação e serviços.

Nos dias 13 e 14, a delegação, que terá representantes de 14 empresas dos Emirados Árabes Unidos, vai participar de rodadas de negócios com companhias brasileiras na sede da Câmara Árabe, em São Paulo. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 07 (ver detalhes abaixo).

“Essa é a continuidade dos esforços de promoção, tanto por parte da Câmara, como do governo de Dubai, para aprofundar as relações econômicas bilaterais”, disse o CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby.

Diretores da EDC já estiveram no Brasil em 2010. “Mas desta vez não será somente uma missão de governo, será também empresarial. Eles vêm em busca de negócios”, acrescentou Alaby.

Os integrantes da delegação atuam nas áreas de alimentos, construção civil, serviços financeiros, hotelaria, consultoria jurídica, transportes e logística, siderurgia, de papel e celulose, petroquímica, plásticos e embalagens. Está prevista a presença de bancos, escritórios de advocacia, comerciantes de alimentos, indústrias, empresa aérea, entre outras.

Além da passagem por São Paulo, parte do grupo irá ao Rio de Janeiro e depois a delegação inteira segue para Buenos Aires, na Argentina.

Nos últimos meses, outras empresas e entidades dos Emirados fizeram ações de promoção ou realizaram missões de prospecção no Brasil. É o caso do Dubai International Financial Center (DIFC), da National Marine Dredging, companhia de dragagem marítima de Abu Dhabi, e da Mubadala, empresa estatal de investimentos, também de Abu Dhabi.

A vinda dessas delegações coincide com anúncio da inauguração de mais um voo direto da Emirates Airline do país árabe ao Brasil, o que demonstra o aumento do interesse bilateral. A partir de janeiro de 2012, a empresa vai operar uma rota direta de Dubai ao Rio, com ligação com Buenos Aires. Ela já tem um voo diário entre o emirado e São Paulo.

Comércio

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações do Brasil aos Emirados renderam US$ 466 milhões de janeiro a abril, um crescimento de 10,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os principais itens embarcados foram açúcar, frango, minério de ferro, trigo, barras de ferro e aço, semimanufaturados de ferro e aço e carne bovina.

Na outra mão, as importações brasileiras de produtos dos Emirados somaram US$ 109 milhões, um aumento de 27% sobre os primeiros quatro meses de 2010. Os principais itens comercializados foram querosene de aviação, enxofre, cimento, chapas de polietileno e chapas de vidro.

Mais informações:
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Departamento de Negócios e Mercado
Tel.: (11) 3147-4130 e 3147-4099
E-mail: infobiz@ccab.org.br
Site: www.ccab.org.br
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe
Voltar - Início