Notícias
27/11/2023
Brasil e Chile debatem trocas bilaterais e comércio de gênero
 

A trocas bilaterais, a ampliação dos investimentos e a participação das mulheres no comércio internacional foram alguns dos temas tratados nesta segunda-feira (27/11) durante reunião online entre a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), Tatiana Prazeres, e a vice-ministra de Relações Econômicas Internacionais do Chile, Claudia Sanhueza.

Em 21 de dezembro, entra em vigor o protocolo que prorrogou até 2030 o uso do “drawback” no comércio entre os dois países, tema também tratado na reunião. Drawback é um regime especial que suspende ou elimina impostos de importação sobre insumos usados na produção de bens a serem exportados.

Foi discutida ainda a maior participação de empresas brasileiras em processos licitatórios chilenos para compra de ônibus.

Também participaram da reunião o embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco; o embaixador do Chile no Brasil, Sebastian Depolo; e o diretor geral do ProChile, Ignacio Fernández. O Chile foi o 6° destino das exportações brasileiras em 2022, totalizando US$ 9 bilhões. A corrente de comércio bilateral alcançou US$ 13,7 bilhões.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Voltar - Início