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23/05/2011
Governo promove carne brasileira em feira na China
 
Estande do país na SIAL 2011 divulgou 12 empresas de suínos e bovinos. Público de 35 mil pessoas conheceu a qualidade da carne nacional, degustando 180 kg quilos do produto durante os três dias do evento
Da Redação

Terminou, nesta sexta-feira, 20 de maio, em Xangai, a 11ª feira Sial China 2011, um dos maiores eventos de alimentos e bebidas do país. Durante os três dias da feira, fabricantes nacionais e internacionais de produtos alimentícios e vinhos promoveram suas mercadorias para as 35 mil pessoas que visitaram o evento. O público foi 21% maior que o registrado na edição de 2010.

No estande do Brasil, os visitantes conheceram a excelência da carne brasileira, degustando um churrasco oferecido por um grande frigorífico nacional. Ao todo, 180 kg carne bovina foram servidas no espaço brasileiro. “A ação tem a finalidade de fortalecer a imagem da carne brasileira naquele país, além de incentivar o consumo de cortes nobres”, informa Telma Gondo, Coordenadora-Geral de Ações no Mercado Externo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O ministério participou da Sial juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e mais 12 empresas dos setores de carne bovina e suína.

Comércio bilateral

Atualmente, a China é o principal comprador de produtos agropecuários brasileiros. Nos últimos três anos, houve um crescimento de 214% nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para aquele país, que passaram de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010. O complexo soja (óleo, grão e farelo), o couro wet blue (processado), e as carnes bovina, suína e de aves são os produtos mais importantes da pauta de exportação brasileira para o país asiático.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
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