Notícias
24/10/2023
Ministro Carlos Fávaro recebe secretário da Receita Federal em reunião inédita no Mapa
 

Tendo em vista a busca de ferramentas de modernização de crédito e financiamento da agropecuária brasileira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu a diretoria da Receita Federal. Esta foi a primeira vez que um secretário especial da Receita participou de audiência no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A exemplo da criação da linha dolarizada de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Mapa vem buscando alternativas para o financiamento da produção agropecuária brasileira, especialmente para o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo. Para isso, o ministro Carlos Fávaro apresentou ao secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas, propostas que possam tornar os financiamentos mais atraentes para investidores e tomadores de recursos e que visam melhorar o trâmite de exportação dos produtos brasileiros.

O Mapa também se propôs a contribuir no trabalho conjunto com a Receita Federal. A Lei 14.515 de 29 de dezembro de 2022 permite ao Ministério da Agricultura e Pecuária conceder benefícios que integram e qualificam o programa de Operador Econômico Autorizado (OEA) da Receita Federal.

Desta forma, foram designados os pontos focais que avançarão nos trabalhos conjuntos entre o Mapa e a Receita Federal.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Voltar - Início