Notícias
20/05/2011
ANTAQ relaciona movimentação recorde dos portos à recuperação da corrente de comércio
 
“As significativas taxas de crescimento da movimentação de cargas, em 2010, estiveram relacionadas, primordialmente, à recuperação da corrente de comércio, perdida com a crise econômica de 2008-2009. Embora bastante cambaleante, o cenário econômico mundial esboçado em 2010 foi suficiente para que o país recuperasse boa parte do fluxo de cargas.”

A conclusão faz parte de levantamento realizado pelos técnicos da área de desempenho portuário da ANTAQ, que creditam o bom desempenho das instalações portuárias brasileiras em 2010 ao maior dinamismo da corrente de comércio com outros parceiros comerciais e não apenas ao desempenho do comércio com a China.

Para o gerente de Desenvolvimento e Desempenho Portuário da Agência, Bruno Pinheiro, ainda que a forte demanda chinesa tenha tido grande influência no resultado, a recuperação do comércio com outros países foi a principal razão para a movimentação recorde do ano passado. Foram constatadas melhorias nas condições de demanda externa vindas, principalmente, do Japão, da Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

Além disso, “a recuperação econômica norte-americana, apesar de modesta, teve forte efeito sobre o crescimento de outros países parceiros do Brasil e, com isso, sobre as exportações brasileiras. Em 2010, a China importou menos cargas brasileiras do que no ano anterior (11,3 milhões de toneladas a menos do que em 2009)”, observou o gerente da ANTAQ.

Em 2010, as exportações brasileiras alcançaram 489,3 milhões de toneladas, crescimento de 11,25% em relação a 2009. O total exportado representou 79% do total de cargas relacionadas ao transporte aquaviário de longo curso. “Pelo bom desempenho do setor portuário, constata-se que o total exportado através das instalações portuárias brasileiras no ano passado ultrapassou a movimentação de 2008”, salientou Pinheiro.

O Japão foi o país que mais contribuiu para a expansão de cargas movimentadas pelo setor portuário brasileiro. Após cair em mais de dez milhões de toneladas em 2009 frente a 2008, a movimentação subiu em 11,3 milhões de toneladas em 2010, alcançando níveis de movimentação superiores a 2008. A principal carga exportada para o Japão foi o minério de ferro.

A Alemanha também ajudou a elevar a movimentação de cargas atreladas à navegação de longo curso nos portos brasileiros, no ano passado. A elevação da carga transportada para Alemanha cresceu quase nove milhões de toneladas em 2010, sendo a principal carga exportada, mais uma vez, o minério de ferro.

O reaquecimento da economia norte-americana também trouxe resultados positivos para o setor portuário brasileiro. A retomada da economia norte-americana se deu principalmente no primeiro semestre, possibilitando a recomposição de parte do fluxo de comércio perdido em 2009 com aquele país.

Apesar da queda de aproximadamente 6% na tonelagem de carga total transportada em 2010, em relação a 2009, a China ainda representa o maior mercado consumidor de produtos brasileiros: cerca de 36,2% do total da tonelagem movimentada pelas instalações portuárias brasileiras e metade de todo minério de ferro exportado.

Importações

Com relação às importações, a expansão da demanda interna permitiu a forte elevação das compras externas brasileiras. A boa fase vivida pelo mercado de trabalho, com expansões significativas da massa salarial e níveis de emprego, atrelada ao crescimento do crédito no país, foram decisivos para expansão da movimentação de cargas importadas no ano passado.

A apreciação cambial tem permitido não só o aumento da quantidade de bens importados de consumo, mas também um aumento no fluxo de cargas destinadas ao investimento.

As importações brasileiras subiram para 127 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 38,9% frente a 2009. Também para o total de carga importado, constata-se o estabelecimento de novo recorde histórico para o setor portuário. O desembarque de cargas originárias do exterior representaram cerca de 21% do total de cargas relacionadas à navegação de longo curso em 2010.

Os principais produtos importados tiveram origem em países como Estados Unidos, Argentina, Nigéria e China. E as principais cargas importadas, em termos de tonelagem, foram os combustíveis e óleos minerais, fertilizantes e adubos, carvão mineral, coque de petróleo e trigo.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ
Voltar - Início