Notícias
17/10/2023
Oficinas vão levar Política de Cultura Exportadora a todas as regiões do país
 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), irá promover uma série e oficinas para disseminar a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) em todo o país. O objetivo é alavancar as exportações dos estados e regiões, levando em conta desafios e prioridades locais.

Tiveram início nesta terça-feira (17/10) as primeiras reuniões internas para o desenho e a execução de oficinas, que devem ocorrer de novembro deste ano a julho de 2024. Participarão das atividades os membros do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, instituições convidadas e representantes de unidades federativas.

Nos encontros prévios de alinhamento prévios, será discutido o papel que cada entidade na promoção comercial, de modo a mapear lacunas e sombreamentos, para que os esforços locais na promoção de exportações sejam potencializados.

A PNCE

A PNCE foi instituída pelo Decreto n° 11.593/2023 e busca aprimorar políticas públicas desenvolvendo e fortalecendo ações para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar maior coordenação entre os órgãos envolvidos e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.

O Decreto também criou o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, que teve nesta terça-feira sua primeira reunião com a participação dos parceiros.

São integrantes do Comitê o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Sebrae; e a ApexBrasil. Também participam representantes dos estados, outros órgãos da administração pública e entidades representativas do setor privado.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Voltar - Início