Notícias
10/10/2023
Na Rússia, autoridades do Mapa apresentam inovações para o agronegócio
 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nos dias 7 e 8, de uma série de encontros preparatórios para o Fórum Innofood, principal evento de inovação para o setor de alimentos da Rússia.

Representantes da pasta se reuniram com integrantes do Ministério da Indústria e Comércio da Federação da Rússia e de instituições privadas.

Em reunião com o Vice-Ministro Mikhail Yurin, a secretária da SDI/Mapa, Renata Miranda, reforçou o compromisso com a continuidade do comércio bilateral e os dois países demonstraram interesse de estreitar relações comerciais e explorar oportunidades de investimento, além de cooperação no setor agrícola.

De janeiro a agosto de 2023, o agronegócio brasileiro exportou 949 milhões de dólares para a Rússia, com destaque para soja (57%), carnes (20%), café (10%), amendoim (8%) e açúcar (4%).

Na ocasião também foram apresentadas as políticas públicas para o desenvolvimento de bioinsumos e recuperação de pastagens degradadas. A Rússia demonstrou interesse no programa brasileiro de biodiesel e destacou que o país pretende se preparar para o fim dos combustíveis fósseis.

Na oportunidade, instituições russas, entre elas o grupo produtor de alimentos EFKO, representado pelo diretor executivo Sergey Ivanov; e a empresa de fertilizantes Uralchem, representada pelo diretor do Departamento de Relações com Autoridades Governamentais e Atividades Internacionais, Konstantin Ivanov, apresentaram seus trabalhos. Na pauta, foram citadas as especificidades e diferenças das produções agrícolas de cada um dos países, e a liderança brasileira no setor de carnes e no desenvolvimento de alimentos de base vegetal, além da difusão dos bioinsumos.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

Voltar - Início